pube
Política

Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana

por Redação Conexão Safra

em 22/02/2022 às 11h24

3 min de leitura

Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana

Foto: divulgação prefeitura de Viana

Com 70% do território em área rural Viana produz banana, cana-de-açúcar e se destaca como produtor de mel de abelhas sem ferrão. Com cerca de 32 produtores agroecológicos o município trabalha para se tornar a “Capital dos Orgânicos”.

Os planos para essa consolidação já estão em andamento. Em 2021, primeiro ano do mandato do prefeito Wanderson Bueno, foram implantadas a Feira do Produtor Rural dos bairros Canaã, Industrial, Universal e Vila Bethânia, a maioria dos produtos comercializados nas feiras são orgânicos.

Além desse olhar voltado para produção agroecológica, o município também trabalha para o fortalecimento da agricultura familiar. Produtores rurais vão cultivar café Conilon com mudas produzidas em unidade prisional de Viana. Internos e internas da Penitenciária de Segurança Média 2, no Complexo de Viana, trabalham diariamente na produção de 30 mil mudas de café conilon, variedade Conquista, em uma parceria firmada com a Prefeitura de Viana, a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Incaper. A proposta é que as mudas sejam doadas a pequenos agricultores do município como uma alternativa de aumentar a renda familiar.

Além destes projetos, também estão em via de serem implementados: Fomento de palmito Pupunha (10 mil mudas); Fomento ao Phisalys (10 mil mudas); Lançamento do Projeto da Tilápia; Lançamento do sistema de produção agroecológica; Piscicultura de Peixe Ornamental; Fomento Econômico e preservação da mata atlântica – (50 mil mudas de Pau Brasil).

“A agricultura familiar de Viana é de grande importância para o desenvolvimento econômico do município e é uma das molas propulsoras da geração de emprego e renda. Neste ano, vamos dar atenção total para o meio rural, suas demandas e desafios. Estamos empenhados em fazer da agricultura de Viana um exemplo na Região Metropolitana”, destaca o prefeito Wanderson Bueno.

Produção de lúpulos

Em janeiro foi inaugurado em Viana o primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país. O objetivo é fomentar o plantio a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais.

A Implantação do Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais – Tecnocerva -, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.

Também será disponibilizada a produção de tanques escavados gratuitamente, além de dar assistência técnica aos produtores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tratará de linhas de financiamento e apoio à organização de associações e cooperativas.

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!