pube
Política

Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim

por Redação Conexão Safra

em 13/05/2022 às 15h08

4 min de leitura

Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho. (*Fotos: Divulgação/PMCI)

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, tem cerca de 2.000 estabelecimentos rurais que se dedicam à atividade agropecuária, a maior parte deles pequenas propriedades. A agricultura é responsável pela manutenção de milhares de famílias no campo, gerando empregos e renda no município. A maioria das propriedades é de pequeno porte ou agricultura familiar.

A principal exploração em relação ao valor da produção rural fica por conta da bovinocultura de corte e a suinocultura. Em relação ao emprego de mão de obra, a cafeicultura e a bovinocultura de leite e a olericultura são mais expressivas. O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, fala da importância do setor para o desenvolvimento do município e o que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), tem feito para beneficiar os produtores.

“A agricultura em Cachoeiro contribui para o desenvolvimento do município, gerando riquezas, movimentando o comércio local e abastecendo a cidade com a produção de alimentos a custos mais baixos. O município tem projetos de apoio ao produtor rural, com a oferta de serviços aos agricultores, para que modernizem o processo de produção e agreguem valor aos produtos, através da industrialização, melhoria da qualidade e da apresentação. Outra frente de apoio que o município proporciona é o acesso a canais de comercialização, como as feiras livres, Ceasa e as exposições”, destaca o prefeito.

*Foto: Márcia Leal/PMCI

Infraestrutura rural

Uma das frentes de trabalho é a melhoria da infraestrutura rural, em especial a pavimentação de estradas vicinais, e nos processos de comunicação e atividades alternativas, como o desenvolvimento do turismo rural, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida da população rural.

O município tem um programa de manutenção periódica com patrolamento, ensaibramento e aplicação de Revsol, em parceria com governo do Estado, para melhor a pavimentação rural.

Reforma das cabeceiras, ampliação e reconstrução de pontes no interior de Cachoeiro, algumas em parceria com Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e a substituição de pontes de madeira por vigas de concreto, também são ações em andamento.

Turismo Rural

O município trabalha para Implantação de Circuitos de Turismo Rural nas comunidades que apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas como oportunidade de negócios e geração de empregos e renda para os agricultores familiares e população rural.

Destaque para o Circuito da Pedra da Penha, que abarca as comunidades: Quilombola Vargem Alegre, Bom Jardim, Independência, Boa Vista Alto São Vicente, Monte Verde, São José de Cantagalo.

A previsão é capacitar os agricultores residentes nessas comunidades em atividades de hospedagem, relacionamento com o turista, organização e apresentação dos produtos e serviços. Fomentar à implantação de empreendimentos, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, agroindústrias, entre outros.

Construção de um Novo Mirante no topo da Pedra da Penha, com capacidade para até 35 pessoas, implantação de estrutura de apoio aos pilotos de parapente, na Rampa do Camilo construção de um portal para o circuito, pavimentação da estrada e a construção do Centro de Apoio ao Turista na Comunidade de Boa Vista.

Já no Circuito de Burarama e Furquilha está prevista a construção de uma barragem e lago com capacidade para 100.000 m3 de água, que poderá ser utilizado para lazer e prática de esportes; construção de um restaurante e área de apoio ao turista, organização de caminhadas e trilhas e atividades de lazer na comunidade.

*Foto: Divulgação/PMCC

 

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!