pube
Política

Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento

por Redação Conexão Safra

em 10/05/2022 às 10h52

2 min de leitura

Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento

Foto: divulgação PMI

O desenvolvimento econômico de Iúna, no sul do Estado, é baseado na cafeicultura. O município é o maior produtor de café arábica do Espírito Santo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, a produção iúnense representou 11,04% de todo arábica colhido no Estado, e em 2020, 13,57%.

Para garantir a continuidade do título, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, investe na aquisição de novos equipamentos, capacitação dos produtores, principalmente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), planejamento, concursos de qualidade de café e em uma administração focada em resultados.

pube

O prefeito Romário Batista Vieira explica que a Prefeitura investe no setor, principalmente, por se tratar da mola propulsora do desenvolvimento do município. E ações novas, como o transporte do calcário, projeto iniciado em 2022, visam mais facilidade para os agricultores, pensando no desenvolvimento de Iúna.

Nossa Secretaria de Agricultura inova desde que iniciamos esse mandato. Quando olhamos para o setor visualizamos as necessidades dos dias atuais, mas pensando no futuro. O transporte do calcário, por exemplo, era uma demanda antiga dos agricultores e colocamos em prática neste ano. Aquisições de diversos equipamentos, maquinários pesados e veículos são importantíssimas para garantir esse desenvolvimento econômico. A agricultura move Iúna e o nosso trabalho está sendo movido para garantir que a atividade esteja e seja firme”, destacou Romário.

Além da compra de equipamentos, os investimentos são feitos também nas associações rurais, subsídios para análises de solo e atendimentos técnicos especializados feitos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior.

Números da Secretaria de Agricultura e Interior em 2021

Em 2021 foram adquiridos quatro secadores de cafés para associações de produtores rurais, uma escavadeira, uma picape, uma carreta basculante e um caminhão truck e vigas para construção de quatro pontes rurais, um valor total de R$ 409 mil.

Também foram ofertadas mais de 1.700 horas máquina do Programa Municipal de Agricultura Familiar (Promaf) e mais de 700 atendimentos de assistências técnicas para produtores rurais. Forma feitos também 15.600 m² de calçamento rural.

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!