Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) implementou mais uma funcionalidade no sistema Iema Digital. A partir de agora, os requerimentos de ampliação de licenças podem ser realizados diretamente na plataforma on-line, eliminando a necessidade de envio em formato físico, como era feito até então.
Em operação desde 1º de fevereiro de 2023, o Iema Digital permite realizar requerimentos de Dispensa de Licenciamento Ambiental, Licenciamento Simplificado e Licenciamento Ordinário. Desde a implementação, as análises técnicas, aprovações e emissões de licenças passaram a ser realizadas de forma digital, reduzindo prazos e facilitando a comunicação entre o órgão, os cidadãos e as empresas.
No final de 2024, o sistema já havia aderido módulos para retificação de licenças e reenquadramento. O diretor-presidente do Iema, Mario Louzada, explica como essa digitalização do sistema surge para facilitar o contato com empreendedores.
“O Iema Digital traz maior eficiência aos processos, reduzindo o tempo para emissão das licenças simplificadas e dispensas de licenciamentos. Prevemos ainda mais avanços na gestão ambiental do Estado”, destacou Mário Louzada.
Além de agilizar os trâmites, o sistema proporciona padronização e transparência, permitindo o acompanhamento completo dos processos de licenciamento, como Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e Licença Ambiental Única (LAU). O Licenciamento Ambiental visa assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no País.




