Brasil retoma exportações de carne de frango para China
por Agro em Campo
em 19/08/2024 às 5h00
2 min de leitura
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a retomada das exportações de carne de frango do Brasil para a China. O Ministério da Agricultura e Pecuária oficializou o anúncio nesta terça-feira. No entanto, as exportações provenientes do estado do Rio Grande do Sul continuam suspensas.
A suspensão durou 26 dias e ocorreu após a detecção de um caso isolado de Doença de Newcastle em uma granja em Anta Gorda (RS). A ABPA destacou a rapidez e transparência com que o Ministério da Agricultura e Pecuária lidou com a situação. A entidade também elogiou a liderança do Ministro Carlos Fávaro e o apoio das equipes dos secretários Carlos Goulart e Roberto Perosa. Nesse sentido, a embaixada brasileira e a adidância agrícola também tiveram papel crucial no esclarecimento junto às autoridades chinesas.
Apesar da retomada das exportações, a ABPA continua apoiando o Governo Brasileiro nas negociações para encerrar as suspensões impostas ao Rio Grande do Sul.
De acordo com a ABPA, a China é o principal destino das exportações de carne de frango do Brasil. Entre janeiro e julho deste ano, o país importou 337,2 mil toneladas da proteína, gerando US$ 745,6 milhões em receita. Portanto, só em julho, os embarques somaram 61 mil toneladas, com receita de US$ 144,6 milhões.
Mais Conexão Safra
Mesmo com a suspensão temporária, os impactos no fluxo de exportações foram baixos. A ABPA informou que houve redirecionamento das cargas para outros mercados que demandam os mesmos produtos enviados à China.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!