pube
Política

 Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola

por Redação Conexão Safra

em 12/04/2022 às 11h00

3 min de leitura

 Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola

Foto: divulgação PMPK

A agricultura é o carro-chefe do município de Presidente Kennedy. Responsável por alavancar a arrecadação própria, coloca a cidade na posição de maior bacia leiteira do Sul do Espírito Santo. Presidente Kennedy também se destaca na produção do abacaxi, mandioca e cana-de-açúcar, entre outros.

Todo resultado positivo é reflexo de trabalho e ações desenvolvidas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca. Dentre as ações, dois programas merecem destaque.

pube

Um deles é o Programa de Doação e Distribuição de Ração Balanceada Farelada, que contempla cerca de 300 produtores de leite do município e tem como intuito incentivar a permanência do homem no campo, aumentar a produtividade e auxiliar a manutenção da produção.

Outro programa que também é responsável por fazer a agricultura se destacar em Presidente Kennedy é o Programa de Utilização de Tratores e Implementos Agrícolas, que oferece operações para a conservação e preparo do solo, plantio, processamento e armazenamento de alimentos para os animais. O programa já realizou mais de dois mil atendimentos até o mês de abril.

Além disso, o pequeno produtor também conta com disponibilidade de máquinas como retroescavadeira, pá carregadeira, motoniveladora e até saibro, tudo isso para auxiliar na manutenção das atividades voltadas ao campo. Vale ressaltar que todos os programas desenvolvidos são voltados para o agricultor de base familiar, aquele que tem até 120 hectares de terra.

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

O Prefeito Dorlei Fontão destaca o peso da agricultura em Presidente Kennedy. “Economicamente a agricultura tem um grande impacto no nosso município. São muitas pessoas que estão nessa atividade, algumas vivendo exclusivamente do agro. Por isso, esses programas são importantes. E nós sabemos que temos capacidade para crescermos ainda mais e vamos continuar desenvolvendo ações para nos destacar”, afirma Dorlei.

É importante destacar ainda outros dois programas a serem iniciados em breve. O de Fruticultura, que incentiva a diversificação agrícola através do plantio de espécies de frutíferas com plena aptidão ao cultivo no município. E o Cafeicultura, que será capaz de analisar e identificar produtores e propriedades com aptidão para a cafeicultura irrigada, contribuindo também para a diversificação da produção nas propriedades rurais por meio do plantio de variedades adaptadas, possibilitando, assim, maior retorno econômico a estes produtores rurais.

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!