pube
Política

Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental

por Redação Conexão Safra

em 25/02/2022 às 7h00

3 min de leitura

Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental

Foto: divulgação

O café é a principal atividade agrícola e a principal fonte de receita na maioria das propriedades. Referência no Estado, em produção de Mexerica Ponkan e Inhame, o município também produz , em menor quantidade, milho, feijão, batata, mandioca, inhame.

A gestão do municípau, em parceria a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Governo Federal, está entregando vários secadores e piladores de café, dentre muitos outros equipamentos; além de sala de prova de café e estruturas de pontes, afim de proporcionar uma infraestrutura adequada para o trabalho dos produtores rurais.

“Ainda sobre infraestrutura, as associações de produtores continuarão recebendo equipamentos como tratores, grades aradoras, colheitadeiras, lâminas, micro tratores, secadores de café, maquinas de beneficiamento de café entre outros equipamentos, que melhoram a capacidade de produção”, destaca o prefeito Christiano Spadetto.

Outra iniciativa,  é a capacitação dos produtores, por meio de dias de campo a fim de trazer mais informações e conhecimentos sobre novas tecnologias para as culturas de citrus, abacate, café arábica e conilon, pecuárias, dentre outros.

Outra ação pioneira da gestão, é a aplicação do material Revsol nas estradas vicinais, este trabalho é contínuo e têm proporcionado grandes melhorias em infraestrutura e acessibilidade no interior do município, principalmente no que diz respeito ao escoamento de produção e insumos.

Conservação da águas e do solo

Para potencializar a conservação de água e solo a prefeitura aderiu ao projeto “Barrajinhas”.  “Trata-se de uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos para o local onde é implantada”.

O projeto será executado inicialmente na região das Comunidade de Água Limpa e Formosa, localidades que sofrem com sedimentações de terreno, que vão para a estrada, em épocas de chuvas.

O município também foi incluído no “Projeto Cultivar”, do Consócio Público Rio Guandu em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e será contemplado com o valor de R$ 800.000,00. Esse recurso será utilizado também com o intuito de melhorar a conservação dos solos nas propriedades rurais, com a execução de caixas secas, barrajinhas e outras obras com essa mesma finalidade.

Outra ação da gestão municipal, de acordo com o Prefeito Christiano Spadetto, é a confecção de fossas sépticas, no sistema biodigestor, eliminando as fossas do tipo sumidouro, que acabam poluindo rios, riachos e lençóis freáticos. “Essas obras têm beneficiadas diversas famílias conceiçoenses do meio rurais”.

 

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!