pube
Inovação

Sistema CNA/Senar apresenta projetos de inovação na Câmara Agro 4.0

por Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

em 22/10/2019 às 19h03

2 min de leitura

Sistema CNA/Senar apresenta projetos de inovação na Câmara Agro 4.0

Foto por: (*assessoria de imprensa)


O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, apresentou os projetos da entidade nesta área na primeira reunião da Câmara Técnica Agro 4.0, na terça (22). O encontro aconteceu durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em Brasília.


A Câmara é fruto de uma cooperação entre os Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para difundir ações de inovação e conectividade, como parte do Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado em agosto.

“O Sistema CNA/Senar possui participação estratégica na câmara porque recebe constantemente as demandas dos produtores e desenvolve projetos e soluções inovadoras para o agro. Temas como a conectividade no campo, a inovação e transferência de tecnologia, através da Assistência Técnica e Gerencial, são exemplos de como a CNA e o Senar poderão contribuir com a Câmara Agro 4.0, ” disse.

pube


A câmara possui quatro grupos técnicos: desenvolvimento, tecnologia e inovação, cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores, conectividade no campo e desenvolvimento profissional.

Segundo Ferreira, a Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio (AgroUp), desenvolvida pelo Sistema CNA/Senar, vai ser a responsável por levar as demandas do agro para a câmara técnica.






“O AgroUp irá subsidiar com informações, as políticas que a Câmara Técnica irá fomentar, uma vez que mapeia problemas e oportunidades com o produtor, e aproxima-os da comunidade de inovação. Vamos continuar participando dos debates e colaborando com a câmara e as políticas públicas que surgirem a partir dela. ”


Na parte da tarde, a reunião da câmara técnica continuou na sede do Sistema CNA. O vice-presidente da Confederação, Mário Borba, abriu os trabalhos e reforçou a importância de se discutir o tema para o setor.

“O Brasil lidera as exportações do agronegócio e existem ainda muitos produtores rurais isolados país a fora. É um tema importante para todos os segmentos do agro e, por isso, precisamos ocupar esse espaço. ”


Também houve discussões dos quatro grupos de trabalho e apresentação sobre conectividade, com o coronel do Exército, Carlos Marsiglia, consultor do Instituto CNA.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!