pube
Inovação

Agricultor do ES inova com produção de maracujá em estufa

por Leandro Fidelis

em 14/05/2024 às 5h00

2 min de leitura

Agricultor do ES inova com produção de maracujá em estufa

*Pixabay

Em uma experiência pioneira em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, o agricultor Willian Brambilla está revolucionando o cultivo de maracujá. Em São Roque do Aracê, distrito de Aracê, onde as madrugadas gélidas podem alcançar 4º graus no inverno, Brambilla decidiu inovar, iniciando o plantio do fruto em estufa há quatro meses.

pube

Buscando garantir as condições ideais para o crescimento das plantas, mais adaptáveis a regiões de clima quente, o agricultor ajustou sua estufa para proporcionar 11 horas de claridade e manter a temperatura noturna em 15 graus, condições cruciais para o desenvolvimento saudável do maracujazeiro. Com uma estufa de 60 x 10 metros, abrigando um total de 320 pés, Brambilla prevê uma colheita promissora nesta época do ano, com previsão de início ainda nesta semana.

A inspiração para essa empreitada veio da internet, onde o agricultor descobriu técnicas de cultivo em slab, realizadas no Rio Grande do Sul. No entanto, ele adaptou o método às necessidades e recursos locais, optando por cultivar diretamente na terra, utilizando sistemas de gotejamento tanto para irrigação quanto para adubação na estufa. Por conta do cultivo em estufa, a polinização é feita manualmente, por meio de um sistema criado pelo próprio agricultor utilizando cano PVC.

Ao tomar essa decisão, o agricultor não apenas simplificou o processo de cultivo, mas também cortou custos e eliminou a burocracia associada à venda de morangos, anteriormente sua cultura principal. Agora, com o interesse já despertado nos supermercados locais, Brambilla vislumbra um futuro promissor para sua produção de maracujá, com previsões de colher entre 1 e 2 toneladas na próxima safra.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!