pube
Inovação

Startup capixaba que remunera por serviços ambientais recebe prêmio

A MV Gestão Integrada foi premiada juntamente com outras quatro startups, sendo a única representando o Espírito Santo

por Assessoria de Imprensa

em 06/12/2023 às 0h00

2 min de leitura

Startup capixaba que remunera por serviços ambientais recebe prêmio

*Fotos: Divulgação

A MV Gestão Integrada foi a única startup capixaba premiada na última etapa da Aceleradora de Negócios Florestais, promovida pelo WRI Brasil, Quintessa, WWF e Pacto pela Mata Atlântica no último dia 23 de novembro, em São Paulo. Foram meses de avaliação e centenas de startups participando do processo de aceleração, com a MV sendo premiada juntamente com outras quatro startups.

A empresa apresentou uma plataforma que gerencia e remunera produtores rurais através de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O PSA é um instrumento que contempla produtores preocupados em preservar áreas e que adotam práticas agrícolas sustentáveis, com um olhar para a cobertura do solo e a agricultura regenerativa.

pube

Nascida do Programa Reflorestar, uma política pública estadual, a startup inteiramente capixaba tem no portfólio mais de 700 produtores rurais em 31 municípios do Estado, totalizando 2.500 hectares sob gestão. Sua maior atuação está na região do Caparaó Capixaba, e atualmente são mais de R$ 13 milhões em PSA sob sua gestão.

Sediada em Castelo e com escritório em Alegre, Muniz Freire e Guaçuí, a MV atua desde o engajamento do produtor rural, visitas técnicas nas propriedades e o monitoramento dessas áreas por pelo menos cinco anos.

A empresa possui certificação em gestão da qualidade e compliance o que garante a integridade, confiabilidade e rastreabilidade das informações que reporta à sociedade.

“Nossa missão é conectar novas oportunidades aos proprietários rurais para que enxerguem além do que tradicionalmente fazem em suas propriedades rurais. Há uma gama de ativos ambientais que podem ser comercializados, gerando reconhecimento financeiro aos produtores rurais. O mais conhecido deles são os créditos de carbono, mas podemos ir além”, diz o sócio fundador Marcelo Meneguelli Campos.

“Somos privilegiados por estar em um Estado pioneiro nas ações ambientais e que trata essa pauta como prioridade. Atualmente o programa Reflorestar já é considerado o maior programa de Pagamento por Serviços Ambientais do Brasil”, complementa o sócio fundador Vinicius Santos Terra.

Para os próximos anos, a MV pretende consolidar sua atuação na região sul do Estado, mas tem como meta de expansão, ampliar seu portfólio de atuação para a região Norte, a onde acredita que pode contribuir muito para o desenvolvimento sustentável, através da transição para uma economia verde.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!