pube
Geral

Caminhada Florada do Café: história e gastronomia em Santa Clara

por Redação Conexão Safra

em 29/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube

A 2ª Caminhada Florada do Café reuniu na manhã do último sábado (24) dezenas de moradores e turistas para conhecerem as belezas da região de Santa Clara, ouvir histórias da região, informações sobre a cultura cafeeira, e também para saborear os quitutes da roça e a culinária caipira e, ao final, dançar forró ao som da sanfona e da viola.

Dezenas de participantes de todas as idades se reuniram para um passeio ao ar livre aos pés do Parque Nacional do Caparaó.

O evento, realizado pelos empreendedores do Circuito Serras, Águas e Cafezais, com apoio da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, e do Incaper, contou com um roteiro de 4,5 km pelas estradas de terra do Córrego dos Pilões e do Pedregulho (aos pés do Parque Nacional do Caparaó).

Conhecer novas pessoas, relaxar ao ar livre e curtir os atrativos do meio rural foram alguns dos resultados do evento para os participantes. “Foi muito bom! Uma oportunidade de relaxar em meio aos amigos e à natureza. Quero participar mais vezes ”, comentou o professor Júlio Maria Rodrigues. “Adorei participar! Não perco mais nenhuma caminhada ”, reforçou a funcionária pública Micaeli Cascine.

“O objetivo da Caminhada é difundir as belezas naturais e os inúmeros atrativos de Iúna e da economia cafeeira. Já estamos na contagem regressiva para a próxima edição ”, comentou o diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte.

Roteiro

A primeira parada foi para um café da manhã na Fazenda da Aparecida Ventura. De lá, o historiador e fotógrafo de Guaçuí, Cimar Pinheiro, acompanhou os caminhantes e contou a história da produção cafeeira e sua importância para a região do Caparaó.

Ainda durante o percurso, o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca, explicou o processo da floração do café e o desenvolvimento do grão até chegar ao ponto de colheita, além da importância da preservação de nascentes nas propriedades.

O almoço, e ponto final da caminhada, aconteceu no Sítio Pedregulho (hospedagem rural), e os caminhantes puderam provar as comidas típicas da região, como frango com macarrão, angú, torresmo, além de grande variedade de verduras colhidas na propriedade – tudo ao som da sanfona e da viola, com apresentação do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edmar Henriques (Acanhado) e o jovem Wesley Alcântara, representando o Circuito Caminhos dos Tropeiros, de Ibatiba.

O prefeito de Iúna, Rogério Cruz, os secretários de Obras, Waldrem Marcelo Oliveira, e de Agricultura João Elias Horsth, e a deputada estadual Luzia Toledo também prestigiaram o evento. “Sabemos das potencialidades de Iúna, tanto no setor turístico quanto cafeeiro e estamos prontos para desenvolver esses segmentos cada vez mais, com a união da nossa equipe, dos empresários e demais parceiros ”, declarou o prefeito Rogério Cruz.

Fonte: Incaper

pube