Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

O Dia de Campo, realizado nesta terça (21/06), na área da Fazenda Experimental da Cooabriel, com participação de 29 integrantes do Núcleo Feminino da Cooabriel, vem reforçar a importância deste modelo didático, para orientação e crescimento do conhecimento de temas rurais, e ainda, validar o grande papel da participação das mulheres dentro de todo processo produtivo do café.
“Elas mostram que não estão a passeio, mas querem aprender e buscar entender o porquê das coisas ” &ndash, avaliou a coordenadora, Nadya Bronelle, que organizou o evento, com base no plano de trabalho do núcleo para 2017.
Além dos aspectos gerais do projeto da Fazenda, o núcleo conheceu a área de plantio das matrizes de café conilon, que compreende à primeira etapa do projeto da Fazenda, implantado em 2016. As mulheres percorreram algumas áreas do jardim das novas matrizes, acompanhando as explicações do gerente da unidade, o técnico, Alison Scalfoni, que conduziu o grupo, apresentando as etapas de implantação.
“Muito interessante a participação das mulheres do núcleo, que se mostram realmente envolvidas com a atividade no campo. O interesse delas a respeito dos melhores clones, a preocupação tanto na escolha, quanto na condução dos materiais genéticos, além do manejo adequado, foi muito interessante e mostram que elas entendem do processo ” &ndash, avaliou Alison.
Dois outros temas importantes foram debatidos. Preservação de nascentes e diversificação de culturas. Nestes, o técnico e as mulheres, falaram sobre a questão do manejo de irrigação nas lavouras, recordando a questão da grande seca da região em 2016 e as lições disto. “Planejamento da atividade de acordo com potencial hídrico da propriedade, conservação e preservação das nascentes, inclusive, com a construção de caixas secas, técnica simples que evita o assoreamento, retém água das chuvas e conserva o solo ” &ndash, falou Alison, que também explicou sobre o projeto de diversificação de culturas e manejos. “As variedades de culturas a serem implantadas na fazenda estão em estudo ” &ndash, destacou.
Assim como várias integrantes, que atuam diretamente em todo trabalho na lavoura, desde o plantio, Rosana Herzog Los, disse que ficou impressionada com o andamento do projeto da fazenda. “Foi muito bom, conhecer e aprender. O Alison explicou tudo muito bem. E apesar do pouco tempo da visita, foi possível ver parte da fazenda. E digo que fiquei impressionada com o que já está feito. Muita dedicação na condução, capricho e cuidados. A Cooabriel está de Parabéns. O local é maravilhoso, bem localizado e um espaço importante para a gente aprender. Adorei. ” &ndash, destacou.
Fonte:http://cooabriel.coop.br





