Mais lidas 🔥

Produção de peixes
Gigante da tilápia: cooperativa finaliza unidade com capacidade para 20 toneladas diárias

Chuva atípica pode superar média de junho no Sudeste e Centro-Oeste antes do inverno

Reconhecimento Internacional
Azeite do Espírito Santo ganha medalha de ouro em concurso internacional

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 08 de junho

Pesquisa e inovação
Conilon ganha cultivares adaptadas ao frio, ao leste mineiro e com menos cafeína
No último dia 16,aCooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal)comemorou 55 anos de existência e ganhou um presentão da Prefeitura de Castelo: a concessão de uma área de 133.538,00m² para instalação de um complexo agroindustrial da Cooperativa, será utilizada para a expansão de suas atividades.
Segundo o presidente da Cacal,Domingos João Piassi, a concessão foi feita por um período de 15 anos, sem custos para a Cooperativa.

(*Foto: Divulgação)
Antigo x novo
Hoje, a área industrial da Cooperativa se localiza em um bairro residencial, com uma estrutura que limita o crescimento da produção e seria necessário ter uma nova indústria dentro do polo industrial, sendo que na estrutura já existente permaneceriam a área comercial e administrativa.
A Cacal ainda possui uma área alugada, localizada no bairro Santa Barbara, onde ficam os equipamentos agrícola como tratores e caminhões, que também serão transferidos para essa nova área onde será centralizada a fábrica de rações e minerais, tanques de abastecimento, oficina de manutenções, galpões para estocagem e comercialização de café, além de ser também um local para torneios leiteiros para associados.
“A indústria dentro de uma área urbana nos traz muitas dificuldades no que diz respeito a movimentação das carretas, causando transtornos no trânsito, reclamações da vizinhança por conta de poeira e ruídos, área limitada, sem condições de mais investimentos para aumento de produção ”, contou o presidente.
Ainda de acordo com Sr. Domingos, com a nova indústria e os demais negócios que serão instalados no local, será possível ter maior competitividade no mercado, elevar os ganhos econômicos gerando mais sobras para os cooperados, aumentar a produção gerando preços ainda melhores, gerar muito mais empregos e aumentar a renda dos funcionários, o que traz bons impactos também para o município e economia local.
O presidente diz que os projetos da indústria e licenças ambientais já foram iniciados e estão aguardando liberação em no máximo três meses. “Assim pretendemos iniciar as obras e aquisição de equipamentos necessários para a nova indústria ”, completa.
Mensagem do presidente pelos 55 anos da cooperativa- “Além da Cacal estar completando 55 anos de vida com uma história de muitas dificuldades superadas, a comemoração é ainda mais especial, pois conseguimos uma conquista que será base de um crescimento ainda maior daqui para frente, nossos sinceros agradecimentos ao prefeito municipal, aos vereadores que apoiaram nossa causa e, em especial, aos cooperados que depositaram sua confiança na diretoria. Agradecemos também imensamente ao apoio da OCB/ES na caminhada da Cooperativa e que certamente nos ajuda a evoluir com segurança“. (*Fonte:Mariana Garcia – Analista de Comunicação OCB-ES)





