Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

Investigação
Operação prende suspeitos de fraude na comercialização de café no sul do ES

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

A Conexão Safra ouviu prefeitos de alguns dos municípios mais representativos do agronegócio capixaba para saber o que vem sendo feito em sua gestão, os planos para os próximos anos e a visão de cada um deles sobre a importância do setor para o município. Para abrir essa série de reportagens, entrevistamos o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Produtor de várias culturas, Linhares se destaca no cenário agro dentro e fora do Estado. Dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o município tem 2.341 propriedades rurais e uma área rural total de 3.504 km². Ainda segundo o IBGE, divulgadas em dezembro de 2021, Linhares está entre os quatro municípios do Estado que concentram mais de ¼ do valor adicionado bruto da agropecuária do Espírito Santo.
“O agro é a nossa vocação e uma das nossas principais bases econômicas. Assim como os países desenvolvidos apostaram em suas vocações econômicas para crescer, Linhares busca sua transformação a partir da agropecuária. O município já tem uma agricultura moderna e sustentável, desde as micro e pequenas até as grandes agroindústrias, além de uma conexão muito boa com os homens e mulheres do campo, a agricultura familiar. A produção de alimentos, além de sustentável, também é diversificada. O município não depende apenas da produção de grãos como o café, mas é também o maior produtor de cacau do Estado, e com destaque ainda no mamão, banana, coco, tilápia e pecuária, e uma infinidade de alimentos”, destaca Zanon.
O prefeito pontua ainda que os investimentos feitos no município têm atraído grandes empreendimentos como a Café Cacique e a Olam, com a produção de café solúvel; a Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos; a Agro Trop, para extração da polpa das frutas; e a Craf Brasil, que faz o envase de sorvete na casca da própria fruta.
Planejamento a longo prazo
Em seu segundo mandato consecutivo, Guerino aponta algumas ações e investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Agricultura, ainda em 2017, voltados para o setor agrícola. “O município montou uma secretaria estratégica, não só com o apoio de máquinas, mas com a implantação de programas estratégicos para nortear a execução de diversas ações, com planejamento e gerenciamento eficientes, com diálogo permanente com a comunidade, gerando resultados a médio e longo prazos. Todas essas ações têm provocado um novo olhar para a produção do homem do campo em diversos segmentos”.
Entre as medidas adotadas estão: Programa Linhares Coffee, no setor cafeeiro, com diversas ações para promover melhorias na produção e qualidade do café, como concursos, dias de campo e a assistência técnica e gerencial ofertadas aos produtores.
Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau, com a distribuição de 60 mil mudas de cacau subsidiadas e outras 50 mil com abertura de novo edital, além de assistência técnica junto ao Senar, e a realização de cinco edições do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba.

Programa Municipal de Água e Solo de Linhares, para construção de barragens e caixas secas e o Programa Municipal de Fruticultura, pensado para promover a diversificação de renda nas propriedades familiares e o aproveitamento de pequenas porções de terra. Nele foram implantadas cinco diferentes culturas: uva, goiaba, limão, açaí e cajá manga anão.
Destaque também para o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), responsável pela inspeção e fiscalização de agroindústrias que processam produtos de origem animal, e a conquista, em 2019, do reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), concedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Futuro promissor
No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura anunciou a abertura do edital para segunda etapa do Programa Municipal de Fruticultura, com a distribuição de novas mudas e a participação de mais produtores. A novidade é a introdução de três novas frutas: a laranja, no polo BR 101 Sul, que já cultiva o limão, o abacate, no polo Farias, que cultiva o caja manga anão; e a tangerina ponkan, no polo Alto São Rafael, que cultiva a uva.
Também está previsto mais um edital para construção de barragens, dando sequência ao Programa Municipal de Água e Solo de Linhares, e autorização para o fornecimento de terreiros suspensos para secagem do café, dentro do Programa de Qualidade Café (Linhares Coffee). Cinco propriedades já foram selecionadas, via edital, para iniciar a instalação dos terreiros que funcionarão como unidade de referência do programa.
O Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável para a produção de tilápia em tanques semi-escavados (em terra) em Linhares é outra novidade. O programa será aberto via edital e prevê uma produção anual de 72 toneladas de pescado no primeiro ano.
“O mundo procura por uma agricultura sustentável, em consonância com o meio ambiente, e queremos, num futuro muito próximo, mostrar os bons exemplos que vêm de Linhares para o Estado e para o Brasil”, ressalta o prefeito.
O olhar dos municípios para o agro
Ver mais- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município
- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim
- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento
- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro





