pube
Política

Linhares aposta em investimento e sustentabilidade para fortalecer o agronegócio

por Rosimeri Ronquetti

em 14/02/2022 às 18h03

5 min de leitura

Linhares aposta em investimento e sustentabilidade para fortalecer o agronegócio

Foto: divulgação PML

A Conexão Safra ouviu prefeitos de alguns dos municípios mais representativos do agronegócio capixaba para saber o que vem sendo feito em sua gestão, os planos para os próximos anos e a visão de cada um deles sobre a importância do setor para o município. Para abrir essa série de reportagens, entrevistamos o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Produtor de várias culturas, Linhares se destaca no cenário agro dentro e fora do Estado. Dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o município tem 2.341 propriedades rurais e uma área rural total de 3.504 km². Ainda segundo o IBGE, divulgadas em dezembro de 2021, Linhares está entre os quatro municípios do Estado que concentram mais de ¼ do valor adicionado bruto da agropecuária do Espírito Santo.

“O agro é a nossa vocação e uma das nossas principais bases econômicas. Assim como os países desenvolvidos apostaram em suas vocações econômicas para crescer, Linhares busca sua transformação a partir da agropecuária. O município já tem uma agricultura moderna e sustentável, desde as micro e pequenas até as grandes agroindústrias, além de uma conexão muito boa com os homens e mulheres do campo, a agricultura familiar. A produção de alimentos, além de sustentável, também é diversificada. O município não depende apenas da produção de grãos como o café, mas é também o maior produtor de cacau do Estado, e com destaque ainda no mamão, banana, coco, tilápia e pecuária, e uma infinidade de alimentos”, destaca Zanon.

O prefeito pontua ainda que os investimentos feitos no município têm atraído grandes empreendimentos como a Café Cacique e a Olam, com a produção de café solúvel; a Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos; a Agro Trop, para extração da polpa das frutas; e a Craf Brasil, que faz o envase de sorvete na casca da própria fruta.

Planejamento a longo prazo

Em seu segundo mandato consecutivo, Guerino aponta algumas ações e investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Agricultura, ainda em 2017, voltados para o setor agrícola. “O município montou uma secretaria estratégica, não só com o apoio de máquinas, mas com a implantação de programas estratégicos para nortear a execução de diversas ações, com planejamento e gerenciamento eficientes, com diálogo permanente com a comunidade, gerando resultados a médio e longo prazos. Todas essas ações têm provocado um novo olhar para a produção do homem do campo em diversos segmentos”.

Entre as medidas adotadas estão: Programa Linhares Coffee, no setor cafeeiro, com diversas ações para promover melhorias na produção e qualidade do café, como concursos, dias de campo e a assistência técnica e gerencial ofertadas aos produtores.

Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau, com a distribuição de 60 mil mudas de cacau subsidiadas e outras 50 mil com abertura de novo edital, além de assistência técnica junto ao Senar, e a realização de cinco edições do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba.

Programa de Fruticultura, pensado para promover diversificação de renda nas propriedades familiares. Foto: divulgação

Programa Municipal de Água e Solo de Linhares, para construção de  barragens e caixas secas e o Programa Municipal de Fruticultura, pensado para promover a diversificação de renda nas propriedades familiares e o aproveitamento de pequenas porções de terra. Nele foram implantadas cinco diferentes culturas: uva, goiaba, limão,  açaí e cajá manga anão.

Destaque também para o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), responsável pela inspeção e fiscalização de agroindústrias que processam produtos de origem animal, e a conquista, em 2019, do reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), concedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Futuro promissor

No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura anunciou a abertura do edital  para segunda etapa do Programa Municipal de Fruticultura, com a distribuição de novas mudas e a participação de mais produtores. A novidade é a introdução de três novas frutas: a laranja, no polo BR 101 Sul, que já cultiva o limão, o abacate, no polo Farias, que cultiva o caja manga anão; e a tangerina ponkan, no polo Alto São Rafael, que cultiva a uva.

Também está previsto mais um edital para construção de barragens, dando sequência ao Programa Municipal de Água e Solo de Linhares, e autorização para o fornecimento de terreiros suspensos para secagem do café, dentro do Programa de Qualidade Café (Linhares Coffee). Cinco propriedades já foram selecionadas, via edital, para iniciar a instalação dos terreiros que funcionarão como unidade de referência do programa.

O Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável para a produção de tilápia em tanques semi-escavados (em terra) em Linhares é outra novidade. O programa será aberto via edital e prevê uma produção anual de 72 toneladas de pescado no primeiro ano.

“O mundo procura por uma agricultura sustentável, em consonância com o meio ambiente, e queremos, num futuro muito próximo, mostrar os bons exemplos que vêm de Linhares para o Estado e para o Brasil”, ressalta o prefeito.

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!