pube
Política

Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

por Redação Conexão Safra

em 18/02/2022 às 18h27

4 min de leitura

Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

O município de Santa Maria de Jetibá tem apenas 34 anos, e sua economia pautada em duas frentes: produção de hortifrutigranjeiros e comércio.

A força do campo está representada com a alta produtividade das mais de 6.200 propriedades rurais (sendo aproximadamente 4.775 cadastradas e cerca 1.500 propriedades a serem tituladas, com menos de 3 ha). E ainda somos o maior PIB Agrícola do Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Agropecuária do município.

Município é referência estadual em Produção Orgânica. Foto: PMSMJ

Somos destaque na produção em nível nacional, com os ovos de granja e de codorna. Santa Maria de Jetibá está hoje como o maior município em produção desses dois produtos do país”, destaca o prefeito, Hilário Roepke.

E ainda, Santa Maria de Jetibá é referência estadual em Produção Orgânica com aproximadamente 150 produtores. Um total de 40% de todas as hortaliças e 70% das folhosas comercializadas na Ceasa, em Cariacica, na Grande Vitória, vem do município centro-serrano.

Dada a importância da produção agrícola em Santa Maria de Jetibá, a municipalidade tem um olhar todo especial para investimentos, acordos de cooperação e incentivos para o trabalhador do campo. Mesmo diante dos grandes desafios impostos à gestão pública municipal, por conta da pandemia do coronavírus, o trabalho foi intenso.

O prefeito ressalta as ações realizadas no ano de 2021, como parte desse trabalho. “O associativismo é muito valorizado no município, uma vez que fortalece as propriedades rurais familiares. O município realizou acordos de cooperação técnica e repasses financeiros”, diz Roepke.

Uma conquista importante no ano de 2021 foi a aprovação da Lei que institui o Programa Municipal de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf-SMJ) para incentivo da melhoria da infraestrutura rural e da promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

Foi celebrado ainda o termo aditivo de contrato de concessão de uso da Fazenda Emcapa, entre o Incaper e o município por mais 40 anos e autorização para construção de um abatedouro de aves nas dependências do imóvel.

Outro grande investimento foi a pavimentação asfáltica. “Vamos entregar aproximadamente 30 km de estradas (boa parte já entregue) ligando o interior à sede, o que permite a locomoção segura para as famílias do campo e o escoamento da produção. Assim como investimento em frota e maquinários e ainda a aplicação de Revsol, um projeto grandioso, que só no ano de 2021 pavimentou com esse produto 10 km de estradas no interior”.

O calçamento rural, uma parceria com a Seag, atendeu, no ano passado, cinco comunidades, calçando quase 20 mil m² de vias rurais e facilitando a trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola.

Por meio da Secretaria de Agropecuária, o prefeito reforça o atendimento à campo de aproximadamente 150 propriedades orgânicas, atuando na formalização dos Planos de Manejo das Unidades de Produção Orgânicas do município e suporte nas demais demandas processuais para alcance da certificação de conformidade orgânica.

Outro projeto de sucesso é o trabalho desenvolvido na Fazenda Emcapa: são realizados experimentos com diversas culturas e variedades em parceria com vários pesquisadores das áreas de Ciências Agrárias, com o objetivo de identificar as melhores espécies adaptadas a Santa Maria de Jetibá e posterior distribuição aos agricultores.

E para 2022, os projetos continuam para o fortalecimento e valorização do setor de hortifrutigranjeiros. Investimentos no campo, calçamento rural, Revsol, pavimentação asfáltica, termos de colaboração, cooperação técnica, olhar atento ao associativismo e às propriedades rurais familiares são o foco da gestão. “E vamos avanças cada vez mais”, conclui Hilário Roepke.

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!