pube
Política

Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta

por Redação Conexão Safra

em 24/02/2022 às 8h07

4 min de leitura

Agricultura de inovação e braços fortes em Anchieta

Foto: divulgação PMA

A agricultura de Anchieta vem avançando nos últimos anos, prova disso são os ótimos resultados alcançados e a gama de novas culturas já existentes no município. Todo trabalho é feito com envolvimento dos órgão da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e seus parceiros, e claro, do agricultor familiar.

Nos últimos dois anos alguns programas e projetos foram realinhados para atender com mais eficiência o produtor rural e estimular o desenvolvimento sustentável. Engenheiro agrônomo e técnicos agrícolas ficam à disposição dos agricultores, conforme a demanda setorial, para orientar e dar assistência técnica no cultivo e manejo de suas produções. Somente em 2021 foram mais de 1200 ações, atendendo produtores de diferentes culturas, entre elas: banana, café, fruticultura e pecuária.

“As ações para o fortalecimento da agricultura estão alinhadas ao desenvolvimento sustentável com ampla participação dos agricultores, entidades como o Incaper, Mepes, Idaf e associações. Nosso compromisso é garantir maior renda para as famílias do campo, dando apoio técnico e operacional, além de estradas em ótimas condições para facilitar o escoamento da produção agrícola”, destaca o prefeito Fabrício Petri.

A Prefeitura também disponibiliza máquinas agrícolas para preparo do solo e outros equipamentos para atender as demandas dos produtores. Ainda, maquinários ficam à disposição para permitir que as estradas rurais estejam em boas condições para chegar às propriedades. Trator, escavadeira, carregadeira, caçamba, caminhão baú fazem parte da frota que dá apoio aos agricultores familiares do município e são utilizados para transporte de adubos, insumos, mudas e melhoria das estradas.

A pasta realiza serviços de análise de solo, inseminação artificial em bovinos, serviços de inspeção aos produtores de origem animal. Também há ações específicas para dar apoio ao produtor para ele poder vender seus produtos para a prefeitura, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dando toda orientação para a adesão ao edital de chamamento.

Melhoramento genético

Foto: divulgação PMA

Outra ação pioneira em Anchieta é um programa de melhoramento genético da pecuária. Desde 2019 a Prefeitura investe recursos para aquisição de sêmen bovino de qualidade para inseminação artificial do rebanho dos produtores do município, além de atendê-los com assistência técnica e equipamentos.

De acordo com dados da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, a pecuária leiteira é uma das principais atividades rurais de Anchieta, aproximadamente produzindo 5 milhões de litros de leite por ano. Conforme o titular da pasta, Fabiano Mezadri, uma parte da produção é encaminhada a uma cooperativa da região e a outra é utilizada para produção de queijos e comercializada para agroindústrias de Anchieta e região.

Novas culturas

Nos últimos dois anos, por meio de um programa de arranjo produtivo da fruticultura, o município entregou cerca de 6 mil mudas de maracujá, acerola, cacau, açaí e pupunha aos agricultores interessados em diversificar a produção. O projeto permite acompanhamento técnico constante, com oferta de maquinários quando necessário.

Para fortalecer ainda mais a agricultura, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento participa efetivamente da Feira Municipal, orientando e dando apoio aos feirantes. Ainda, com apoio da Assistência Social disponibiliza o ticket feira, a fim de garantir segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Somente em 2021 foram injetados R$ 89 mil na feira da agricultura familiar de Anchieta, beneficiando 136 famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

DA MESMA SÉRIE

- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro-  Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola- Com economia baseada no agro, Conceição do Castelo investe em preservação ambiental- Polo cervejeiro, Agricultura Familiar e Orgânicos no radar em Viana- Destaque na produção nacional, Santa Maria de Jetibá quer fortalecer setor de hortigranjeiros

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!