Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

O Ministério do Meio Ambiente publicou ontem (19), uma portaria que libera por um ano a pesca e a comercialização de 15 espécies de peixes que estavam proibidas no Espírito Santo. A nova portaria, de número 2017, permite a pesca de todas as espécies classificadas como vulneráveis, incluindo badejo amarelo, garoupa, cherne verdadeiro, caranha, budião fogueira, budião trindade, agulhão branco, batata e sirigado.
A proibição, que foi institucionalizada pela portaria 445/2014, afetaria 16 mil pescadores e 60 mil famílias no Espírito Santo.
Uma lista com 15 espécies de peixes foi entregue pelo deputado federal e líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB), ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e contempla peixes como badejo amarelo, considerado importante ingrediente da tradicional moqueca capixaba. A comissão solicitava a liberação da pesca dessas espécies.
A nova portaria permite a pesca de todas as espécies classificadas como vulneráveis, incluindo badejo amarelo, garoupa, cherne verdadeiro, caranha, budião fogueira, budião trindade, agulhão branco, batata e sirigado.
Segundo o Ministério, estudos técnicos serão feitos para verificar a real situação de extinção de cada espécie no litoral do Espírito Santo.
Para o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, a medida foi uma conquista coletiva, garantindo a renda dos trabalhadores que vivem da pesca em Anchieta e em todo o Estado.





