pube
Pesca

Secretaria de Estado da Agricultura recebe representantes da pesca

por Assessoria de Comunicação da Seag

em 13/03/2024 às 14h04

2 min de leitura

Secretaria de Estado da Agricultura recebe representantes da pesca

Foto: Divulgação/SEAG

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, recebeu, nesta terça-feira (12), representantes da Federação das Colônias e Associações dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Espírito Santo (Fecopes), na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Na ocasião, foram apresentadas as demandas do setor, que foi amplamente impactado com o rompimento de barragens em Minas Gerais, em 2015.

Os representantes da Fecopes destacaram a dificuldade em relação à continuidade da atividade pesqueira na região, impactada diante da insegurança em relação às questões de saúde, hídrica e de consumo alimentar.

pube

O secretário Enio Bergoli se mostrou solidário às demandas do setor e comentou sobre as ações de fomento à cadeia produtiva no Estado. “Estamos aqui para ouvir, dialogar e atuar de forma integrada. O Estado está construindo um amplo projeto, um programa robusto de fortalecimento da cadeia produtiva da pesca, o PESCA+ES, que será apresentado até meados de 2024. Esse programa é inédito e contempla uma série de eixos, com foco no desenvolvimento sustentável dos elos da cadeia da pesca, incluindo a saúde e o bem-estar do pescador, além de capacitações, investimento em infraestrutura e inovação tecnológica”, ressaltou Bergoli.

A secretária executiva do Comitê Gestor Pró-Rio Doce ES, Margareth Saraiva, comentou que a reparação por parte da Samarco no Rio Doce é um desafio muito grande para todos os governos. “Nesse sentido, essa reunião foi muito produtiva na medida em que lideranças de pescadores do Estado do Espírito Santo puderam compreender as competências que estão dadas no âmbito das políticas públicas para a Secretaria da Agricultura”, pontuou.

O presidente da Federação das Colônias e Associações de Pescadores e Aquicultores do Estado do Espírito Santo, Carlos Roberto Alves Beloni, disse que o encontro foi positivo. “Foi um momento de diálogo para expor nossas demandas e necessidades. O Governo do Estado tem boas perspectivas para o setor, como o lançamento do programa de Pesca, com as informações que foram expostas pelo secretário Enio Bergoli”, ressaltou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!