pube
Pecuária leiteira

Coopeavi premia vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho

por Assessoria de imprensa Coopeavi

em 05/10/2021 às 11h16

4 min de leitura

Coopeavi premia vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho

*Fotos: AssCom Coopeavi

*Fotos: AssCom Coopeavi

Os vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho Coopeavi foram revelados na última sexta-feira (1º), em cerimônia de premiação na Fazenda de Recria de Bovinos, em Nova Venécia, noroeste do Espírito Santo. O evento foi restrito à participação dos finalistas.

Vinte e um pecuaristas que fornecem leite para a cooperativa chegaram à final do concurso, mas só os três primeiros colocados receberam premiações. O campeão é Carlos Eduardo Delogo Lacerda, de Águia Branca, que bateu a melhor marca com 97.2 pontos. Ele faturou uma TV 55 polegadas.

Fiquei muito feliz por ter conquistado o prêmio. Recebo essa premiação como um incentivo a mais. Só nos estimula ainda mais para trabalharmos em busca do ideal”, declarou o pecuarista.

Na segunda colocação (95.39 pontos) ficou Anderson Sian, de Nova Venécia, que faturou uma geladeira de 340 litros. Já o terceiro colocado (93,42 pontos) foi Geroni Rodrigues Toras, de Águia Branca, que ganhou uma churrasqueia elétrica.

Para chegar aos vencedores, a equipe técnica da Coopeavi analisou cinco indicadores nas silagens dos participantes: matéria seca, teor de amido, digestibilidade do amido, digestibilidade fibra em detergente neutro (FDN) e quilo de leite por tonelada de matéria seca.

pube

Parceria

Para dar conta dos afazeres diários, Carlos Eduardo Lacerda conta com a esposa, Michele Breda Canal. Faça chuva ou faça sol, o casal está junto na ordenha, na alimentação, no trato das bezerras, na adubação dos piquetes, enfim, em todas as atividades no curral.

Trabalhamos juntos e o resultado é satisfatório. A lida diária no campo é puxada. Achei muito bacana a ideia de promover esse torneio que chega para fazer o produtor compreender a importância de se produzir um alimento com qualidade”, diz Michele.

De acordo com o técnico agrícola João Vitor Barbieri, responsável pela assistência técnica prestada ao produtor, o resultado é justo. “Carlos Eduardo e Michele são determinados. A dedicação foi essencial para que chegassem a esse resultado. É um produtor que ouve o técnico e aplica na propriedade aquilo que lhe é atribuído. A premiação é mais do que merecida”.

De acordo com um dos organizadores do torneio, o gerente de Assistência Técnica Bovinos da Coopeavi, Filipe Ton Fialho, o principal objetivo não é a premiação, mas estimular a produção de alimento com qualidade para os animais e reduzir a sazonalidade da produção de leite.

Nós constatamos que a sazonalidade é um desafio e, diante disso, resolvemos organizar o evento. Temos vários fatores que impactam na produção de leite como genética dos animais, clima, mas a alimentação é o principal, a base de tudo. Nossa meta é diminuir em 15% a sazonalidade até 2024 junto aos produtores”, destaca.

Conhecimento

Durante a premiação do 1º Torneio de Silagem de Milho Coopeavi, cinco tendas foram montadas para receber os produtores, que se dividiram em grupos. Em cada estação, um profissional técnico, representando empresas parceiras da cooperativa, abordou um assunto voltado para a alimentação do rebanho.

Os temas foram: nutrição animal, adubação vegetal, máquinas para colheita, lonas para ensilagem e híbridos de milho. Na oportunidade, o presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, falou da importância de levar conhecimento para os produtores.

Mais do que um dia de premiação. Estamos aqui para agregar conhecimento junto aos nossos produtores. Participando das palestras, percebemos que podemos aplicar muita coisa nova nas propriedades. Conhecimento nunca é demais. O mundo evolui e nós precisamos acompanhar essa evolução”, afirmou Potratz.

Além de produtores, técnicos e representantes de empresas parceiras, também participaram do evento o vice-presidente da Coopeavi e sócio fundador, Argêo Uliana, e o diretor administrativo comercial, Ederson Jacob.

DA MESMA SÉRIE

- Exposul Rural Leite traz oficinas, seminários e boas experiências; veja fotos e programação- Oportunidades para propriedades rurais de leite- Carne de qualidade: quando a sinergia entre cooperado e cooperativa gera bons negócios- Vacas criadas a “pão de ló” produzem leite orgânico de qualidade- Irmãs Amazonas: sucesso na web e na qualidade do leite- Pesquisa e criatividade ajudam a driblar a crise dos insumos- Em formato híbrido, 2ª edição da ExpoSul Rural Leite vai reunir setor leiteiro em outubro- Pecuarista do ES inova e usa sistema de bem-estar animal no gado de corte

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!