pube
Olivicultura

Alfredo Chaves implanta quatro unidades de observação de oliveiras

por Redação Conexão Safra

em 08/12/2021 às 11h31

3 min de leitura

Alfredo Chaves implanta quatro unidades de observação de oliveiras

o prefeito, Dr Fernando, a vice prefeita, Jane Bettcher, produtores rurais, o extensionista do Incaper ,Marcelo Ladeia, o chefe do escritório local, Alciro Lamão e o secretário de Agricultura, Leandro Benincá Sartori. (*Foto: Divulgação)

Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo, está apostando na olivicultura. Por meio de parceria entre agricultores, Secretaria Municipal de Agricultura e escritórios do Incaper local e de Santa Teresa serão implantadas quatro unidades de observação no município.

As unidades ficam localizadas nas comunidades de São Bento de Urânia, Córrego da Fortuna, Redentor e Alto Maravilha, zona rural de Alfredo Chaves, e visam avaliar a adaptação da cultura da oliveira na região. Além disso, as unidades vão fomentar pesquisas, estudos, visitação de interessados e dias de campo. Em novembro, a prefeitura distribuiu 1.500 mudas aos produtores.

Inicialmente serão introduzidas quatro cultivares (Arbequina, Koroneiki, Arbosana e Grappolo), num total de 205 plantas com espaçamento 7 x 7, em 1 hectare em propriedades rurais com altitudes entre 1.000 e 1.200 metros. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, as cultivares selecionadas estão tendo bons resultados município de Santa Teresa e a expectativa é da mesma adaptação e produção em Alfredo Chaves.

pube

De acordo com o extensionista do Incaper local, Marcelo Ladeia, a produção se iniciará a partir do terceiro ano do plantio. O desenvolvimento das plantas deverá ocorrer até 10º ano, quando é esperada produção de 10 toneladas/ hectare e até 1.600 litros de azeite extra virgem.

Quem está otimista com a iniciativa é o produtor Ronaldo Lontra, de Alto Maravilha, onde há três anos plantou oliveiras.

“Vejo a área serrana de Alfredo Chaves como potência para o cultivo da oliveira. Como sempre foram meu sonho, já cultivo e esta visão de investimento da municipalidade só tem a elevar a condição do produtor local, não só a financeira, mas também social, porque gera qualidade de vida para todos direta ou indiretamente ligados ao cultivo”, disse.

Ladeia vem acompanhando de perto a execução do projeto e destaca que o foco do projeto é a produção de azeite extra virgem de baixa acidez e com alto valor agregado. “Esse tipo de azeite já está sendo produzido em São Paulo e Minas Gerais e comercializado entre duzentos e duzentos e cinquenta reais o litro”.

Ele afirma se tratar de uma alternativa singular na composição da renda do agricultor familiar e na diversificação da atividade agrícola. “Com certeza a olivicultura é uma atividade muito importante do ponto de vista da sustentabilidade das propriedades, uma solução para áreas altas de Alfredo Chaves que atualmente não são cultivadas devido às condições de solo, altitude e clima, porém, são ideais para o cultivo da oliveira”, explica o extensionista.

Ainda segundo Ladeia, a recomendação é de plantio em áreas com altitude superior a 700m e com pelo 300 horas de temperatura inferior a 6°C/ano.

Além das quatro Unidades de Observação, outros quatro produtores de Alfredo Chaves também irão realizar o plantio de oliveiras, totalizando 12 ha plantados até o final deste ano. O cultivo e todo processo de colheita receberão a assistência técnica continuada do Incaper e da Secretaria Municipal de Agricultura. (*Com informações do site da Prefeitura)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!