Anuário do Agro Capixaba

Anuário do Agronegócio Capixaba: volta às origens e sustentabilidade

por Fernanda Zandonadi

em 04/08/2023 às 19h01

2 min de leitura

Anuário do Agronegócio Capixaba: volta às origens e sustentabilidade

O Anuário do Agronegócio Capixaba de 2023 será uma ode à vida no campo e uma volta às raízes. É o namoro do passado com o futuro, onde filhos da terra saíram em busca de conhecimento e oportunidades, mas voltaram para o interior de olho na qualidade de vida. O “espírito dos tempos”, afinal, é de frugalidade, qualidade de vida e estar com os pés no chão.

O êxodo urbano tem sido uma tendência crescente no Brasil nos últimos anos, especialmente durante e após a pandemia. Alguns exemplos: a população da cidade de Venda Nova do Imigrante, por exemplo, chegou a 23.831 pessoas no Censo de 2022, um aumento de 16,55% em comparação à pesquisa de 2010. Santa Maria de Jetibá também teve aumento de 21,75% no período, passando a 41.636 moradores. A população de Linhares chegou a 166.786 pessoas, aumento de 18,17%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados no final de junho.

Mas o impulso de “voltar às origens” talvez não tivesse virado ação se o interior não oferecesse alguns confortos urbanos e a informação e a tecnologia não estivessem tão disponíveis.

E esse êxodo é um jogo de ganha-ganha para as cidades menores. Se antes as oportunidades de emprego e carreira eram mais prósperas nos grandes centros, hoje o empreendedorismo rural também dá as cartas. São tantas as escolas técnicas e cursos de qualificação presenciais e on-line disponíveis para os jovens! É puro “suco de progresso sustentável”!

O anuário deste ano, claro, também traz informação de todas as principais culturas do Estado. Estão sendo preparadas páginas e mais páginas falando da produção, altos e baixos de cada um dos cultivos e a análise técnica sobre o que aconteceu com cada um durante o ano.

O Anuário do Agronegócio Capixaba vai circular em dezembro!

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!