IGs: Sebrae impulsiona valorização dos produtos brasileiros
por Leandro Fidelis
em 19/06/2023 às 11h37
3 min de leitura

O beiju do Sapê do Norte, tradição de comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, é um dos produtos que pleiteiam a IG. (*Foto: Leandro Fidelis/Conexão Safra)
Siga nosso intagram: @conexaosafra
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possui uma metodologia especializada para realizar o diagnóstico do potencial de um determinado produto ou território para o registro de uma Indicação Geográfica (IG). Além disso, também oferece suporte na estruturação efetiva da IG, envolvendo estudos, levantamentos e outras atividades necessárias para instruir o processo a ser submetido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Com base na estratégia adotada para uma determinada IG, o Sebrae disponibiliza um conjunto de soluções, considerando o posicionamento de mercado e a elaboração de um plano que inclui a gestão da marca (branding), ressalta a gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Christiane Barbosa e Castro.
Em 2021, o Brasil lançou dois selos de IG, um para Denominação de Origem e outro para Indicação de Procedência.
“Esses selos têm como objetivo criar uma identidade nacional para os produtos e serviços brasileiros que possuem IG, estimulando seu uso por parte dos produtores e prestadores de serviços, além de facilitar a identificação por parte dos consumidores”, afirma Christiane.
Nos próximos anos, espera-se que esses selos sejam cada vez mais adotados pelos produtores e outros agentes envolvidos, fortalecendo ainda mais a importância das Indicações Geográficas no país.
Valorizando a autenticidade e protegendo as regiões produtoras
Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas de valorização de produtos tradicionais vinculados a territórios específicos. Elas agregam valor ao produto e protegem a região produtora.
O sistema de IGs promove produtos e sua herança histórico-cultural, abrangendo área de produção definida, tipicidade, autenticidade no desenvolvimento dos produtos e disciplina no método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Isso confere notoriedade exclusiva aos produtores da área.
As IGs preservam a biodiversidade, conhecimento e recursos naturais, além de contribuir para as economias locais e o dinamismo regional.
Mais Conexão Safra
Indicação de Procedência
Essa espécie valoriza a tradição produtiva e reconhece a qualidade diferenciada de produtos de determinada região conhecida por sua produção, extração ou fabricação.
Protege a relação entre o produto e sua reputação, com base na origem geográfica específica.
Denominação de Origem
Caracteriza-se por agregar um diferencial ao produto devido às características do território. Uma área específica produz um produto com qualidades influenciadas exclusiva ou essencialmente pelos fatores naturais e humanos desse lugar.
As peculiaridades da região devem afetar de forma identificável e mensurável o resultado final do produto.
Como solicitar o registro
Para solicitar uma Indicação Geográfica, preencha o formulário eletrônico específico no portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Sistema e-Indicação Geográfica. Inclua os dados do requerente, tipo de IG (indicação de procedência ou denominação de origem), nome e delimitação da área. (*Fonte: Sebrae)
DA MESMA SÉRIE
- Concedida Indicação Geográfica à Pimenta-Rosa de São Mateus- Cafeicultores do Caparaó conquistam prêmios e valorizam IG do Café- Projeto piloto da UFRJ vai aprimorar produtos com Indicação Geográfica- A luta do quilombo pela Indicação Geográfica do Beiju do Sapê do Norte- Revisão do processo da Indicação Geográfica da Carne de Sol Montanha- Desafios e avanços com a IG Pimenta do Reino, a última conquista do ES- Linhares é pioneiro em cacauicultura com Indicação de Procedência- Rotas do Socol e do Inhame valorizam gastronomia e impulsionam turismoClique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!