Doce de Leite Veneza e Cachaça Norte Capixaba podem virar IGs
por Leandro Fidelis
em 22/02/2024 às 11h55
2 min de leitura
No próximo dia 13 de março, a partir das 16h, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Inova SP promovem um evento on-line para apresentar os resultados dos projetos do Eixo I vinculados ao diagnóstico sobre o potencial de Indicação Geográfica de alguns produtos de Norte ao Sul do Brasil. Entre os 15 projetos, destaca-se a iniciativa do Ifes com o “Diagnóstico IG – Doce de Leite Veneza” e “Cachaça Norte Capixaba”. Os projetos buscam reconhecer e certificar a singularidade desses produtos, destacando a importância cultural e econômica que representam para o Espírito Santo.
As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal da Agifes no YouTube. Podem participar coordenadores, estudantes, colaboradores externos, cooperativas, associações e comunidade em geral. Haverá certificado de participação.
Os 15 projetos foram contemplados no Edital nº 03/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O edital selecionou projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs), associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, relacionados às instituições da Rede Federal. As informações são do site da Agifes.
A obtenção de uma Indicação Geográfica não apenas valoriza os produtos, mas também fortalece as comunidades e impulsiona o desenvolvimento regional.
Mais Conexão Safra
O Doce de Leite da Veneza tem um uma receita de mais 50 anos de sucesso. O produto leva o nome da antiga cooperativa, fundada em 1953, em Nova Venécia, e que foi incorporada em 2019 pela Nater Coop. Além de não possuir amido, o doce não tem gordura vegetal.
Confira cronograma de apresentações!
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!