Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros
O produtor rural que possui gado de corte e leite deve ficar atento ao calendário de vacinas do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e também das Secretarias Estaduais de Agricultura. Doenças que acometem animais, quando não prevenidas, causam grandes prejuízos ao proprietário desde consultas a veterinários, medicamentos e até mortes de todo rebanho, já que muitas são virais, transmitidas pela saliva, água e ar. José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde &ndash, Pecuária Inteligente, orienta sobre as principais vacinas, dosagem e a forma de aplicação:
Aftosa: a mais conhecida no Brasil devido à alta incidência, causa grandes prejuízos econômicos por ser uma doença viral contagiosa. As feridas são sintoma primário, seguida de fraqueza e falta de apetite. Cada estado tem um calendário próprio de vacinação e cabe ao produtor fica atento às indicações das datas de cada Secretaria Estadual de Agricultura. Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos e no mês de novembro em animais abaixo de 24 meses. Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano. A dosagem é 5 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. O frasco da vacina, para ter eficiência, preciso ser armazenado em refrigeração entre 2ºC a 8ºC graus, que precisa ser mantido desde a compra até o uso no animal.
Brucelose: doença infecciosa nos animais que causa aborto. A vacina para prevenção da doença é a B19, que deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três a oito meses. A dosagem é de 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço.
Carbúnculo: conhecida como manqueira, é uma doença infectocontagiosa que causa inflamação nos músculos, o que leva o animal a mancar. A aplicação da vacina, que deve ser em todos os animais, pode ser subcutânea e a dosagem pode ser feita de 5 ml por animal, a partir do terceiro mês de vida e repeti-la a cada seis meses, até completar dois anos.
Raiva: doença viral que ataca o sistema neurológico do gado. Para a prevenção, todos os animais devem ser vacinados, a partir do terceiro mês de vida, e como a vacina da aftosa, precisa também estar refrigerada, entre 2ºC a 8ºC graus, desde a compra até a aplicação. A dosagem é 2 ml por animal e a injeção é subcutânea.
Fonte: Agrolink





