Mais lidas 🔥

Biodiversidade capixaba
Nova espécie vegetal é descoberta na região serrana do Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 10 de agosto

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Café 2027/2028
Colheita de café chega ao fim e atenções já se voltam para a safra 2027/28

Mulheres no agro
Do cultivo à valorização: mulheres trocam conhecimentos sobre cacau em Dia de Campo

As principais regiões produtoras de mamão ficam no semiárido e no Nordeste, onde o clima seco e quente tem impactado na produção recente. Apesar de ser uma fruta tropical e ter uma certa resistência a temperaturas relativamente altas, a situação extrema vivenciada desde outubro tem afetado os mamoeiros.
Floradas foram prejudicadas (abortamento), má formação de frutos (carpeloidia) foram registradas, manchas apareceram e plantas (estressadas) ficaram mais suscetíveis a pragas e doenças.
As regiões mais críticas citadas por produtores ao Hortifruti/Cepea são Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte, onde o déficit hídrico tem reduzido reservatórios e poços.
Assim, para dezembro, espera-se um baixo volume de mamão, tanto havaí quanto formosa, o que pode garantir preços elevados.




