Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Vai chover no feriado de 7 de setembro? Confira a previsão em todo o Brasil

Alerta climático
ES tem 90% de chance de estiagem com El Niño

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 03 de setembro

Do Espírito Santo para o mundo
Dupla cidadania cria pontes, mas é a qualidade que abre o mercado europeu

Energia e clima
El Niño faz EDP antecipar Plano Verão no Espírito Santo
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil em 2019 foi estimado nesta terça-feira em 601,9 bilhões de reais, segunda maior marca já registrada pelo país, mas abaixo do previsto no mês anterior, informou o Ministério da Agricultura.
Segundo comunicado da pasta, o valor figura 1,5% acima do VBP de 2018, com 394,8 bilhões de reais correspondentes às lavouras e 207,2 bilhões de reais à pecuária.
Até o mês passado, a projeção para o VBP deste ano era de 603,4 bilhões de reais.
Nas lavouras, o ministério destacou altas nos resultados de algodão e milho na comparação anual, prevendo avanços de 14,5% para a fibra e de 22,5% para o grão, o que representa valores recordes para ambos.
Principal produto de exportação do Brasil, a soja tem previsão de resultado 12,6% menor que o de 2018. Café (-24,7%) e cana-de-açúcar (-8,9%) também registram baixas, todos afetados por “preços e quantidades ”, segundo o ministério.
A pecuária, por sua vez, deve somar o maior valor dos últimos três anos, impulsionada especialmente pela produção de carnes bovina, suína e de frango, que em 2019 registraram recuperação nos preços e avanço na demanda, em parte devido ao surto de peste suína africana na China.





