pube
Previsão do tempo

Semana será marcada por mudanças de tempo e passagem de forte frente fria

por Instituto Climatempo

em 08/08/2022 às 4h01

3 min de leitura

Semana será marcada por mudanças de tempo e passagem de forte frente fria

Foto: Pixabay

A segunda semana de agosto será marcada por uma atmosfera explosiva sobre o Brasil, pouco comum neste mês, que é parte do período normal de estiagem. Diversos eventos meteorológicos especiais poderão ocorrer, em todas as regiões do país, por causa da passagem de uma grande e forte frente fria. Áreas que estão a cerca de 100 dias sem chuva relevante (igual ou acima de 10mm em 24 horas), poderão ter um pouco de chuva.

A frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante esta segunda-feira (8), mas só se organiza completamente na terça-feira, dia 9 de agosto, junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Essa frente fria traz também uma forte massa de ar frio de origem polar.

pube

A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, e ainda fenômenos como tempestade de poeira. Além de todos estes fenômenos, o ciclone extratropical que se forma com esta frente fria vai provocar ventos fortes na costa do Sul e do Sudeste elevando as ondas.

Quando a frente fria vai chegar?

Esta frente fria vai começa a se formar no dia 8 de agosto, segunda-feira, e na terça, 9, já estará completamente organizada e avançando sobre o Brasil. O sistema deve atuar no país entre os dias 9 e 13 de agosto.

Quais Regiões vão sentir os efeitos da frente fria?

A passagem desta frente fria terá impacto em todas as Regiões do Brasil, de diferentes formas e intensidade.

Fortes rajadas de vento

Fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas ao ciclone extratropical, às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros e também a presença de nuvens cumulonimbus. Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre, parte do Amazonas e em parte da Bahia.

Acentuada queda da temperatura

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria deve causar forte queda da temperatura na Região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!