Alerta vermelho: 48 cidades do ES estão sob risco de chuvas fortes
por Redação Conexão Safra
em 08/01/2025 às 12h57
3 min de leitura

Foto: reprodução/redes sociais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 48 cidades do Espírito Santo para o acumulado de chuvas, classificando o grau de severidade como vermelho, o que indica “grande perigo”. O aviso entrou em vigor às 10h30min desta quarta-feira (8) e se estende até as 10h de quinta-feira (9).
De acordo com o órgão, a região pode enfrentar chuvas extremamente intensas, com volumes que podem superar 60 mm por hora ou acumular mais de 100 mm em um único dia. Esse cenário eleva o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em cidades que já possuem áreas de risco.
Riscos potenciais e medidas de segurança
Alagamentos e Transbordamentos: Há um grande risco de inundações significativas que podem afetar áreas urbanas e rurais, potencializando o transbordamento de rios.
Deslizamentos de Encostas: A chuva torrencial aumenta a probabilidade de deslizamentos, que podem causar danos estruturais e colocar vidas em risco.
Instruções de segurança
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes com descargas elétricas.
- Observe alterações nas encostas, buscando sinais de movimentação ou instabilidade do solo.
- Permaneça em local abrigado, evitando áreas que possam ser atingidas por quedas de árvores ou enxurradas.
- Em caso de inundação, proteja seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos para minimizar danos.
Para mais informações ou em situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Mais Conexão Safra
Veja quais cidades estão em alerta vermelho:
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Cariacica
- Colatina
- Conceição da Barra
- Domingos Martins
- Ecoporanga
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guarapari
- Ibiraçu
- Itaguaçu
- Itarana
- Jaguaré
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Viana
- Vila Pavão
- Vila Valério
- Vila Velha
- Vitória
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!