Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Apesar da Serra ser um município com sólida base industrial, a agricultura se faz presente e está em franca expansão. Com área total de 55.427 hectares, a Serra tem mais de 39 mil ha em área rural e cultiva seringueira, cacau, café, fruticultura e eucalipto. O município é forte, também, nos segmentos de pecuária de corte e de leite, pesca artesanal e, em menor escala, piscicultura, fruticultura, por meio do plano de desenvolvimento para a agricultura, implantado pela gestão do prefeito Sergio Vidigal.
Outra importante atividade é o agroturismo. Diversas propriedades da agricultura familiar trabalham nos seis roteiros de agroturismo.
“Economicamente falando, a agricultura têm grande importância na economia da Serra e mostra o quando o município é diversificado economicamente, pois setores da indústria, do comércio e dos serviços estão presentes juntamente com a agricultura”, explica nota enviada pela secretaria Municipal Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap).
Para implementar e ajudar o setor, a prefeitura tem intensificado os cursos para aperfeiçoamento e formação de mão de obra rural. A administração municipal tem se empenhado também em atrair grandes empresas, relacionadas ao agronegócio.
“A agricultura, principalmente a familiar, é a mola propulsora da economia de muitas famílias e está em franca expansão na Serra. Nosso objetivo é dar mais estrutura e incentivo às ações que promovam o fortalecimento e a comercialização dos produtos da agricultura no nosso município. Nós estamos intensificando os cursos para aperfeiçoamento e formação da mão de obra rural, com o objetivo de atrair novas empresas com relação com o agronegócio”, pontua o prefeito.
O olhar dos municípios para o agro
Ver mais- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município
- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim
- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento
- Presidente Kennedy aposta na fruticultura para diversificação agrícola





