pube
Política

‘Arranjos Produtivos’ chega a Vargem Alta com Dia de Campo

Na nova etapa do projeto realizado pela Ales, governo e parceiros, produtores rurais recebem orientações técnicas para diversificar e impulsionar atividades no campo

por Assessoria de imprensa Ales

em 25/01/2024 às 10h04

3 min de leitura

‘Arranjos Produtivos’ chega a Vargem Alta com Dia de Campo

Presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, e lideranças locais conversam com produtores rurais. (*Foto: Bruno Fritz)

O projeto Arranjos Produtivos iniciou, na manhã desta quarta-feira (24), uma nova etapa. Produtores rurais de sete municípios capixabas participaram, em uma plantação de uva em Vargem Alta, na Região Sul do Estado, da nova fase da iniciativa. Batizada de “Dia de Campo”, a ação levou orientações técnicas sobre o cultivo de uva para os produtores.

Realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Casa dos Municípios, governo do Estado, apoio das prefeituras e outros parceiros, o projeto avança no propósito de fortalecer arranjos produtivos já existentes e criar novas opções para os pequenos agricultores, impulsionando a agricultura familiar.

“Nesse primeiro Dia de Campo nós tivemos as boas práticas da cultura da uva, que é uma das temáticas trabalhadas em sete municípios. Nós focamos, principalmente, na parte nutricional, passando por todo o preparo do solo até a colheita da uva. Nós tivemos uvas sendo podadas, colhidas e também o pós-colheita”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador dos técnicos do projeto.

pube

A primeira etapa teve a participação de aproximadamente 130 produtores rurais de Vargem Alta, Itapemirim, Piúma, Brejetuba, Anchieta, Colatina e Jerônimo Monteiro. A próxima edição do Dia de Campo será realizada no dia 2 de fevereiro, em Nova Venécia, Região Noroeste do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), participou do Dia de Campo em Vargem Alta e conversou com produtores rurais da região. Ele explicou quais são as próximas etapas do projeto.

“É uma etapa importante, já tendo aqui superado outras etapas, como os seminários. Nós daremos seguimento para outras regiões, para que nós possamos passar depois para a entrega das mudas e o acompanhamento feito pelos nossos técnicos”, explica o deputado.

O prefeito Elieser Rabello (MDB) afirma que a produção de uva tem sido um destaque no município. “Vargem Alta tem crescido muito na produção de uva, outras produções também estão em destaque. A gente se sente honrado da Assembleia Legislativa ter escolhido o município de Vargem Alta para essa etapa do projeto”, disse o prefeito.

Arranjos produtivos

O projeto busca fortalecer o setor agrícola, principalmente a agricultura de base familiar, com foco no desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida de homens e mulheres do campo. Os pequenos agricultores têm acesso a serviços como: atendimento com o Incaper, Sebrae e também Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo).

A primeira etapa, realizada em 2023, teve como foco a parte teórica. “Nós passamos pelos seminários e agora estamos seguindo com os Dias de Campo. Nós também estamos trabalhando com um profissional que está ajudando os produtores com a regularização das pequenas agroindústrias”, disse a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!