Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com 70% do território em área rural Viana produz banana, cana-de-açúcar e se destaca como produtor de mel de abelhas sem ferrão. Com cerca de 32 produtores agroecológicos o município trabalha para se tornar a “Capital dos Orgânicos”.
Os planos para essa consolidação já estão em andamento. Em 2021, primeiro ano do mandato do prefeito Wanderson Bueno, foram implantadas a Feira do Produtor Rural dos bairros Canaã, Industrial, Universal e Vila Bethânia, a maioria dos produtos comercializados nas feiras são orgânicos.
Além desse olhar voltado para produção agroecológica, o município também trabalha para o fortalecimento da agricultura familiar. Produtores rurais vão cultivar café Conilon com mudas produzidas em unidade prisional de Viana. Internos e internas da Penitenciária de Segurança Média 2, no Complexo de Viana, trabalham diariamente na produção de 30 mil mudas de café conilon, variedade Conquista, em uma parceria firmada com a Prefeitura de Viana, a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Incaper. A proposta é que as mudas sejam doadas a pequenos agricultores do município como uma alternativa de aumentar a renda familiar.
Além destes projetos, também estão em via de serem implementados: Fomento de palmito Pupunha (10 mil mudas); Fomento ao Phisalys (10 mil mudas); Lançamento do Projeto da Tilápia; Lançamento do sistema de produção agroecológica; Piscicultura de Peixe Ornamental; Fomento Econômico e preservação da mata atlântica – (50 mil mudas de Pau Brasil).
“A agricultura familiar de Viana é de grande importância para o desenvolvimento econômico do município e é uma das molas propulsoras da geração de emprego e renda. Neste ano, vamos dar atenção total para o meio rural, suas demandas e desafios. Estamos empenhados em fazer da agricultura de Viana um exemplo na Região Metropolitana”, destaca o prefeito Wanderson Bueno.
Produção de lúpulos
Em janeiro foi inaugurado em Viana o primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país. O objetivo é fomentar o plantio a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais.
A Implantação do Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais – Tecnocerva -, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.
Também será disponibilizada a produção de tanques escavados gratuitamente, além de dar assistência técnica aos produtores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tratará de linhas de financiamento e apoio à organização de associações e cooperativas.
O olhar dos municípios para o agro
Ver mais- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município
- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim
- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento
- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro





