pube
Piscicultura

Projeto pioneiro de piscicultura será inaugurado no Espírito Santo

A previsão é de uma produção mensal em torno de 100 a 110 toneladas

por Rosimeri Ronquetti

em 25/07/2023 às 14h37

2 min de leitura

Projeto pioneiro de piscicultura será inaugurado no Espírito Santo

*Foto: Divulgação

O primeiro complexo de produção de peixes ambientalmente sustentável do Espírito Santo, pioneiro na automação do dia a dia da piscicultura, será inaugurado ainda neste mês. Instalado no Córrego Varjão, município de Rio Bananal, na divisa com Linhares e deve tornar a região referência nacional no ramo.

Após buscar informações sobre esse tipo de manejo no Paraná, o piscicultor Antonio Roberte Bourguignon está migrando da criação de tilápias em tanques redes para o sistema de tanques escavados.

pube

“O projeto é de grande importância para o nosso Estado pela inovação no segmento de piscicultura e por sua capacidade instalada. Acredito que vamos contribuir para uma nova fase de investimentos no Espírito Santo, não no sentido de trazer uma nova cultura, mas algo inovador que pode gerar oportunidades para grandes, médios e pequenos produtores”, explica Bourguignon.

A povoação dos tanques é gradativa e já começou. Os primeiros alevinos foram colocados há cerca de 60 dias. A expectativa é fazer a primeira despesca em janeiro de 2024. Quando estiver funcionando em sua capacidade máxima, a previsão é de uma produção mensal em torno de 100 a 110 toneladas.

Ainda segundo o empreendedor, o que falta agora para o segmento no Estado é promover a criação de frigoríficos. “É preciso partir para a escala industrial. É muito importante fomentar essa ideia e melhorar esse segmento para dar oportunidade para as pessoas conhecerem esse novo modelo de produção”, afirma.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!