pube
Pecuária leiteira

Projeto do Sebrae ES pretende elevar a produtividade de leite nas regiões centro-serrana e sul capixabas

O projeto “Crescer no Campo Pecuária de Leite Centro Serrano e Sul” é desenvolvido com produtores para aumentar a qualidade e quantidade de leite produzido

por Agência Sebrae de Notícias

em 11/02/2019 às 11h21

3 min de leitura

Projeto do Sebrae ES pretende elevar a produtividade de leite nas regiões centro-serrana e sul capixabas

Com o foco em aumentar a produtividade e da qualidade do leite capixaba, o projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) chamado “Crescer no Campo Pecuária de Leite Centro Serrano e Sul ” incentiva e fomenta a produção leiteira no Estado. O programa capacita produtores quanto à gestão do negócio e une tecnologia e pesquisa, com resultados que já apresentam mais do que o dobro de litros produzidos.

De acordo com o Sebrae ES,
a produção média diária de uma vaca capixaba é de 4,1 litros. Segundo o gestor do projeto, Abdo Gomes, a média apresentada hoje pelos produtores atendidos pelo projeto é de 8,6 litros. Apresentando resultados que representam mais do que o dobro da média de produtividade, o projeto tem uma meta ainda mais ousada, através do programa de melhoramento genético, que prevê que o produtor consiga atingir uma média de 22 litros de leite diários por animal.

pube

Abdo ressalta a importância que este projeto tem tido para os produtores de leite, principalmente os da agricultura familiar. “Com essa atividade, a receita do produtos se assemelha com um salário, pois está presente mensalmente e com certa regularidade. O objetivo do projeto é justamente esse: trazer regularidade à produção durante todo o ano. Mas para isso é preciso garantir uma alimentação de qualidade ao gado também durante o período da entressafra, momento que se paga mais pelo leite produzido ”, explica o técnico.

Dentre as ações desenvolvidas no projeto estão consultorias tecnológicas do Sebraetec, com soluções de mapeamento para a melhoria no processo de produção animal e melhoramento genético do rebanho com fertilização in vitro. Além disso, as missões técnicas possibilitam a visita de produtores a diversas partes do Brasil para conhecimento e aprimoramento das técnicas utilizadas em estabelecimentos que são referências. O projeto também promove seminários, oficinas e dias de aula em campo.

Produção de leite no ES

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, o leite é um dos principais alimentos que fornece cálcio, proteínas e minerais essenciais à manutenção da vida humana. Em 2014 foram produzidos 486 milhões de litros de leite só no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado do Espirito Santo (SEAG) representando uma parcela de 4% da produção total Brasileira. Isso colocou o estado em 15º lugar na produção Nacional de leite, gerando uma receita de 481 milhões de reais.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!