pube
Meliponicultura

Reserva Duas Bocas faz capacitação sobre manejo de abelha sem ferrão

por Assessoria de Comunicação do Iema

em 19/09/2023 às 6h10

2 min de leitura

Reserva Duas Bocas faz capacitação sobre manejo de abelha sem ferrão

Foto: divulgação Iema

A Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas, localizada em Cariacica, realizou, na última semana, uma capacitação sobre meliponas, as abelhas nativas sem ferrão que se dividem em várias espécies. O objetivo foi promover o conhecimento sobre as técnicas de manejo para a produção de mel. O curso reuniu 11 pessoas, entre servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e produtores da região.

Durante a capacitação, foram abordados conteúdos sobre a biologia e a organização social das abelhas; os conceitos básicos sobre meliponicultora, colmeias racionais, utensílios e equipamentos; a identificação de ninhos; higiene pessoal; processamento de mel; noções sobre comercialização; e os custos de produção e mercado.

pube

Na atividade prática, os participantes puderam fazer o reconhecimento e a identificação de várias espécies de abelhas sem ferrão; divisão de enxames; preparação de iscas com atrativos; e a transferência de enxames capturados através de iscas para caixa racional.

“A capacitação foi uma oportunidade de mostrar a importância dessas espécies na polinização e produção agrícola, e ter cada vez mais pessoas qualificadas para ajudar na preservação das espécies. Também é uma excelente alternativa de geração de renda para os produtores da região”, disse o gestor da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas, Rafael Lorenzon Boni.

A iniciativa foi realizada por meio do acordo de cooperação técnica 003/2020, entre o Iema e a Vale, que tem o propósito de mútua colaboração entre os participantes na conjunção de esforços de apoio nas atividades de proteção ecossistêmica das áreas de abrangência da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas e do Monumento Natural Serra das Torres (Monast).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!