Meio Ambiente

Projeto de Recuperação de Nascentes e Recuperação de Solo da Cafesul em Parceria com a Fundação Banco do Brasil

A Cafesul é uma Cooperativa formada na sua maioria por Agricultores Familiares, cuja sede está situada em Muqui

por Redação Conexão Safra

em 27/03/2015 às 0h00

3 min de leitura

Projeto de Recuperação de Nascentes e Recuperação de Solo da Cafesul em Parceria com a Fundação Banco do Brasil

pube
A Cafesul é uma Cooperativa formada na sua maioria por Agricultores Familiares, cuja sede está situada em Muqui, mas que tem atuação nos Municípios vizinhos de Mimoso do Sul, Cachoeiro do Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Atílio Viváqua e Anchieta. Foi fundada em 1998 e desde 2008 desenvolve um Projeto chamado DRS (desenvolvimento Regional Sustentável) para a cadeia do café em parceria com o Banco do Brasil e a Fundação Banco do Brasil.

Este Projeto desenvolveu ao longo destes anos diversas atividades de melhoria da qualidade e produtividade do café, abertura de novos mercados e estruturação física da cooperativa.

Em 2008 a Cooperativa conseguiu uma Certificação Internacional chamada Fairtrade em que quando atendidas diversas condicionantes ambientais e sociais, tem-se como resultado um melhor preço no café, bem como um prêmio social a ser reinvestido na Cooperativa e nas comunidades onde ela atua.

Este projeto é um dos desdobramentos do DRS e sua execução se iniciou em junho de 2014 . O projeto está sendo executado por nossos técnicos em parceria com os técnicos do Incaper local.

O Projeto prevê investimentos de 150 mil reais para construção de um viveiro de mudas, distribuição de Kits composto de estacas e arame para cerca mento das áreas, fornecimento de mudas para os produtores,
capacitação de produtores e técnicos em técnicas de Preservação de Água e Solo e horas de máquina para construção de caixas secas nas estradas das lavouras dos Cooperados.

Até o momento foram construídas 154 caixas secas com capacidade de armazenamento de até 1.164.000 litros de água com 3,9 KM de estradas preparadas para evitar a erosão e preservar o solo. Foram atendidos 15 produtores e a meta é atender 50 produtores até o final do Projeto.

Foi realizada uma visita técnica com um Grupo de Cooperados ao Instituto Terra em Aimorés-MG para conhecer os Projetos de recuperação executados pelo Instituto e o viveiro de mudas nativas. Na mesma viagem fomos a Colatina-ES conhecer uma Projeto de Construção de Caixas Secas e Barragens para reservação de água executados em parceria com diversos órgãos como Prefeitura, Incaper, Idaf, Ministério Público, Instituto Terra,Vale, onde foi constado que nas propriedades onde foram feitas intervenções ,depois de 04 anos, apesar da seca que assola o Estado neste momento, tem água suficiente para consumo humano e animal bem como para irrigar as lavouras.

O nosso Projeto em parceria com a Fundação tem proporcionado enorme satisfação nos beneficiários e está tendo uma repercussão muito grande na nossa região de atuação
visto que o problema climático da falta d`água está se agravando e a Cafesul juntamente com a Fundação se adiantaram ao problema e este é o único Projeto deste tipo sendo executado na nossa região no momento.

Informações prestadas por:
Carlos Renato Alvarenga Theodoro.
Presidente da Cafesul






pube