pube
Meio Ambiente

Corredor ecológico vai conectar fragmentos florestais no ES

por P6

em 20/05/2023 às 6h41

3 min de leitura

Corredor ecológico vai conectar fragmentos florestais no ES

Foto: Pixabay

O município de Linhares, no norte do Espírito Santo, será o ponto de partida de um corredor ecológico com cerca de 500 km no bioma Mata Atlântica, que vai conectar fragmentos de vegetação nativa em outros cinco municípios capixabas, estendendo-se até Porto Seguro, na Bahia. A ação é uma iniciativa da Suzano, e faz parte do compromisso da empresa em conectar, por meio da formação de corredores ecológicos, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, o que equivale a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro.

Deste total, aproximadamente 173 mil hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade estão localizadas nos estados do Espírito Santo e Bahia.

pube

Para reforçar a ação, a empresa também pretende engajar os(as) proprietários(as) de áreas vizinhas que estiverem na rota do corredor ecológico, incentivando-os a participar da iniciativa e implementar modelos de manejo sustentáveis em áreas produtivas, além de ações de restauração que favoreçam a passagem e a conservação da biodiversidade.

Tathiane Sarcinelli, consultora de Meio Ambiente Florestal da Suzano, explica que as atividades de restauração na parte capixaba do corredor foram iniciadas em 2022, nos municípios de Conceição da Barra e Jaguaré, inicialmente apenas em propriedades da Suzano. A partir deste ano, terá início o engajamento com os proprietários rurais mapeados ao longo do corredor para motivá-los a aderir à iniciativa.

Estimamos que cerca de 25% da área a ser restaurada e manejada se encontre fora das áreas da Suzano, sendo imprescindível a adesão dos demais proprietários para que importantes conexões ecológicas sejam efetivadas“, ressalta Tathiane.

No Espírito Santo, o corredor ecológico conectará fragmentos florestais nativos importantes nos municípios de Linhares, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, como o Parque de Itaúnas, as Reservas Biológicas de Sooretama e Córrego Grande, a Floresta Nacional do Rio Preto e as RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Mutum Preto e Recanto das Antas, de propriedade da Suzano.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e a Suzano possui iniciativas de conservação das florestas e áreas naturais, com foco nos territórios em que atua. Por meio desse projeto que pretende formar um extenso corredor ecológico entre o Espírito Santo e a Bahia, reforçamos nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore e contribuímos para a conservação da biodiversidade. É uma jornada desafiadora que nos levará a promover mudanças reais e significativas para o meio ambiente e para todos“, afirma o coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano, Diomar Biasutti.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!