Geral

Workshop discute mercado de carnes especiais no Espírito Santo

Tendências e oportunidades do mercado de carnes e produtos especiais no Espírito Santo estarão...

por Redação Conexão Safra

em 16/03/2016 às 0h00

4 min de leitura

pube
Tendências e oportunidades do mercado de carnes e produtos especiais no Espírito Santo estarão em debate durante o Workshop Beef Premium, que será realizado na próxima sexta-feira (18), das 9 às 18 horas, na Universidade Vila Velha (UVV).

No evento, especialistas capixabas e brasileiros irão discutir o futuro da comercialização da carne no Estado, abordando temas como certificação, produção e manejo. O objetivo é integrar os diversos segmentos da cadeia produtiva da carne e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

O Workshop é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e contará com apresentações de palestras e cases de sucesso, além de mesas-redondas onde os participantes poderão interagir com os especialistas.

A entrada é franca e o público-alvo é formado por pecuaristas, proprietários e representantes de frigoríficos e entrepostos de carne, supermercadistas, proprietários e representantes de restaurantes e comerciantes de um modo geral.

“Nossa pecuária de corte está cada vez mais competitiva e dinâmica. Por isso tivemos a ideia de realizar esse evento. Esperamos que o Workshop contribua para a difusão de conhecimento entre todos elos desse importante arranjo produtivo. Para que haja um crescimento ainda maior do setor precisamos agregar valor ao nosso produto, o que pode ser feito, por exemplo, através de cortes e raças especiais ”, afirma o secretário da Seag, Octaciano Neto.

As carnes especiais se destacam, entre outros fatores, pela caracterização de cortes e embalagens, além da adoção de processos produtivos e industriais que envolvem conceitos de qualidade, sustentabilidade, redução de produtos químicos, apelo orgânico e de bem-estar animal.

“No evento queremos mostrar para os produtores que há um franco mercado em expansão para as carnes diferenciadas e que eles podem ser melhor remunerados por uma carne de melhor qualidade. E também mostrar aos frigoríficos capixabas que há um nicho de mercado para as carnes especiais ”, destacou o gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal da Seag, Anderson Teixeira.

Confira, abaixo, a programação do Workshop Beef Premium:

HORÁRIOS

PROGRAMAÇÃO

9h às 9h20

Abertura

9h20 às 10h

Tendências e perspectivas para o mercado de carnes especiais com Juliano Hoffman (Gerente de projetos &ndash, CNA)

10h às 10h40
Marca de Carne X Produção de Commodity com Felipe Perrone Brás (FRISA) Zootecnista Responsável por desenvolver a Linha Premium do FRISA

10h40 às 11h20

Certificação de carnes especiaisCom Carolina Girardi Francisco Laner – Auditora Certificação Brasil – TUV Rheinland

11h20 às 12h

Mesa redonda (perguntas aos palestrantes

Mediador: Mediador &ndash, Anderson Teixeira Baptista

(Gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal &ndash, SEAG)

14h às 15h

Produção de carnes Especiais (opções de cruzamentos de raças, precocidade, manejo e alimentação) com Prof.ª Dra. Angélica Simone Cravo Pereira (Universidade de São Paulo – Departamento de Nutrição e Produção Animal- VNP e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-USP)

15h às 15h30

Carnes especiais, o
que o consumidor capixaba deseja?
Com Junior Carone (Vice Presidente da Associação dos Supermercadistas do ES)

15h30 às 16h
Case de sucesso Angus com Fábio Schuler Medeiros Gerente Nacional – Programa Carne Angus Certificada Associação Brasileira de Angus

16h às 16h30

Case de sucesso Comercializaçãocom Marcelo Alcantara do Villa Beef

16h30 às 17h
Case de sucesso Nelore Com André Luiz Locateli
(Gerente Executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil)

17h às 17h40

Mesa Redonda

Mediador: Nabih Amin El Auoar (Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore &ndash, ACCN)

pube