pube
Geral

Toma posse nova diretoria da Federação de Agricultura do ES

por Redação Conexão Safra

em 14/09/2009 às 0h00

3 min de leitura


A redução da carga tributária para o setor primário, o fortalecimento de parcerias interinstitucionais e a implantação de políticas e projetos sociais voltados ao homem do campo nortearam a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes) e conselhos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-ES (Senar/ES), que aconteceu esta manhã (14), em Vitória/ES.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo Júlio da Silva Rocha Júnior foi reempossado presidente das duas instituições, que ganharam novas diretorias e conselhos fiscais e administrativos. Entre as autoridades presentes, estiveram na solenidade o governador em exercício, Ricardo Ferraço, o secretário estadual da Agricultura, Ricardo Santos, o deputado federal, Lelo Coimbra, o presidente da Assembléia Legislativa, Élcio Alvares, o deputado estadual, Atayde Armani, o diretor-superintendente do Sebrae/ES, João Felício Scárdua, o presidente do Bandes, Guerino Blestrassi, e o secretário executivo do Senar Nacional, Omar Hennemann.

“Reitero nossa meta de trabalho incessante pelo fortalecimento do homem do campo, que com seu ilimitado idealismo e amor pelo que faz é imprescindível ao desenvolvimento do país. Mesmo com todas as adversidades que o produtor rural enfrenta para continuar a produzir, ele não se vê como vencido e continua a acreditar no setor ”, disse Rocha.

pube

Metas
– Júlio Rocha, que atualmente é também vice-presidente diretor da região Sudeste da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) e responde pela presidência da Comissão Nacional da Pequena Propriedade da mesma entidade, pontuou alguns entraves do setor, como a alta tributação no segmento primário e a falta de políticas públicas que assegurem a permanência do homem no campo.

Projetos como o de inclusão digital rural, o Multirão da Cidadania e a formação de Agentes Ambientais foram citados como próximas metas da Faes e do Senar/ES, que nesta gestão focará esforços na melhoria da qualidade de vida do produtor rural.

O secretário executivo do Senar Nacional, Omar Hennemann, tomou posse como membro efetivo do Conselho Administrativo do Senar capixaba e aproveitou a oportunidade para dar uma palavra de incentivo aos presentes.

“Existem milhares de pessoas que se espelham no que somos e fazemos. Por isso nosso compromisso é levar felicidade aos homens e mulheres do campo ”, afirmou.

Retrospectiva –
Já o governador em exercício, Ricardo Ferraço, salientou os trabalhos do executivo estadual para reverter o fluxo de migração do campo para a cidade.

“Nós sabemos da importância da agricultura, que mesmo perdendo pontos no produto interno bruto do Estado, nunca deixou de ter sua grande contribuição para o equilíbrio social ”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual da Agricultura, Ricardo Santos, fez uma pequena retrospectiva da vida profissional de Júlio Rocha, relembrando seu início na antiga Emater, hoje Incaper.

“A história de Júlio nos últimos 25 anos se confunde com a da Federação da Agricultura. Ele foi galgando espaços e hoje, como presidente da Faes, é um importante aliado do governo Paulo Hartung, e a instituição é parceira no desenvolvimento de planejamentos como o Pedeag ”, explicou o secretário.


Júlio da Silva Rocha Júnior foi reempossado presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes).

pube