Mais lidas 🔥

Maior feira de turismo rural do país
Ruraltur 2026 reúne mais de 25 horas de programação gratuita em Santa Teresa

Homenagem
O adeus a Lúcio Lívio Fróes de Castro, pesquisador que ajudou a construir o agro capixaba

Levedura até 30% mais barata
Levedura nacional pode reduzir custo da cerveja artesanal no Brasil

Clima
Supertufão no Pacífico reforça alerta para El Niño forte

Cafeicultura Sustentável
Conservação do solo reduz custos e fortalece a produtividade na cafeicultura capixaba

Santa Leopoldina celebrou, no último domingo (19), seus 139 anos de emancipação política com anúncios de investimentos nas áreas de infraestrutura rural e preservação do patrimônio histórico. Durante agenda no município, o governador Ricardo Ferraço autorizou o início das obras de pavimentação rural pelo programa Caminhos do Campo e formalizou a adesão da cidade ao programa Fundo a Fundo da Cultura.
Segundo o governador, os investimentos marcam a valorização da história local e o fortalecimento da infraestrutura no interior. Ferraço destacou que a autorização permitirá à Prefeitura contratar projetos voltados à conservação de patrimônios históricos, como a Igreja do Tirol, além de ações urbanas para qualificar a paisagem do município. Ele também ressaltou a assinatura da ordem de serviço da obra do Caminhos do Campo, na região de Caramuru, nas proximidades do Instituto Federal do Espírito Santo, como reforço à importância da instituição para a formação dos jovens da região.
A obra do Caminhos do Campo vai contemplar o trecho que liga o campus Centro-Serrano do Instituto Federal do Espírito Santo, em Santa Maria de Jetibá, à Rodovia ES-368, em Santa Leopoldina, seguindo até a divisa com Domingos Martins. Ao todo, serão pavimentados 5,82 quilômetros, com investimento de R$ 11,8 milhões.
A intervenção deve melhorar as condições de tráfego e facilitar o escoamento da produção agrícola, além de ampliar a segurança e o acesso para moradores, estudantes e produtores rurais. A região atendida tem forte presença da agricultura familiar, o que amplia o impacto da obra sobre a mobilidade e a atividade econômica local.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Carlos Tesch, afirmou que o Caminhos do Campo é uma das principais iniciativas de infraestrutura voltadas ao interior capixaba. Segundo ele, a obra representa mais competitividade para os produtores rurais, além de melhores condições de acesso e mais dignidade para as comunidades do campo.
Na área da cultura, o município aderiu ao Programa Fundo a Fundo da Cultura, voltado à elaboração de projetos executivos para restauração e preservação de bens históricos. A formalização foi feita pelo governador Ricardo Ferraço e pelo prefeito Fernando Rocha.
O programa prevê coinvestimento superior a R$ 963 mil em propostas selecionadas para a elaboração de projetos executivos de bens de patrimônio material tombado em Santa Leopoldina. Os recursos devem atender intervenções em estruturas consideradas estratégicas para a memória e a identidade do município.
Entre os espaços contemplados estão a Igreja do Divino Espírito Santo e a Casa Paroquial do Tirol, a sede da Prefeitura Municipal, a Ponte Paulo Antônio Medici, o Conselho Tutelar, a Junta Militar, a Avenida Presidente Vargas e outras áreas associadas ao conjunto histórico local.




