Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

Previsão do tempo
Fim de semana traz alerta de ventos fortes em 11 cidades do Espírito Santo

O Projeto de Lei (PL) 103/2021 reconhece Rio Novo do Sul como a Capital Estadual do Juçara – o fruto da palmeira homônima. O cultivo do “açaí capixaba” gera emprego e renda no município, afirma o deputado.
Para a deferência ser formalmente reconhecida, o autor do projeto, Dr. Emílio Mameri (PSDB), propõe alterar o Anexo I da Lei 10.974/2019, que reúne leis sobre a concessão de títulos em homenagem a municípios.
Juçara
Amparado em uma reportagem, o parlamentar destaca que a extração dos frutos (coquinhos) começou de maneira informal há 20 anos em Rio Novo do Sul. Lá, tradicionalmente extraía-se o palmito, o que causava a morte da palmeira, e os coquinhos eram descartados.
Entretanto, a popularização do açaí mudou esse cenário. “O mercado de juçara possui grande potencial de crescimento e pode se fortalecer em toda a Região Sudeste devido ao crescimento do consumo de açaí no mercado”, salienta o autor.
Apesar de renderem frutos parecidos, o açaí é natural da região amazônica, enquanto seu “parente”, o juçara, é característico da Mata Atlântica. Além disso, juçara é uma palmeira com um tronco; já do açaizeiro saem vários. Entretanto, as polpas beneficiadas das duas espécies são parecidas.
Tramitação
A proposta, já acolhida pela Comissão de Justiça, será analisada também pelos colegiados de Agricultura, Turismo e Finanças.




