Mais lidas 🔥

Mistério em Campo Largo
Morador da zona rural do Paraná registra Ovni e vídeo viraliza nas redes, veja as imagens

Chance de El Niño forte ou muito forte cresce e acende alerta para 2026

Prejuízo na lavoura
Produtores contabilizam prejuízos após chuva de granizo em Muniz Freire

Agricultura familiar
Projeto Mulheres do Cacau implanta sistemas agroflorestais e unidades de beneficiamento de amêndoas

Sustentabilidade no campo
Programa Café Produtor de Água começa a ser implantado no Espírito Santo

O Campus Vitória recebe, no dia 10 de julho, o 1º Simpósio do Projeto IntegraCAR. O projeto é uma parceria estratégica entre o Ifes, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Seu objetivo é modernizar e qualificar os processos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), combinando geoprocessamento, sensoriamento remoto e inteligência artificial.
O evento, que ocorrerá presencialmente no campus, das 8h às 18h, busca promover o compartilhamento de pesquisas e soluções inovadoras voltadas à transformação digital e à gestão ambiental no Estado. A programação inclui palestras, painéis temáticos e apresentações científicas. A participação no simpósio é aberta a todos os interessados no tema, incluindo pesquisadores, estudantes, gestores públicos e profissionais da área ambiental e de tecnologia. Não é necessário estar vinculado ao projeto IntegraCAR para se inscrever ou submeter trabalhos.
Sumissão de trabalhos
Pesquisadores, estudantes, profissionais e instituições que atuem em áreas relacionadas às temáticas do Simpósio já podem submeter seus resumos expandidos para o evento. O prazo final para envio é o dia 17 de junho de 2026. Os trabalhos devem estar alinhados a uma das três linhas temáticas:
Linha 1: Meio Ambiente, Território e Regularização Ambiental
Linha 2: Tecnologia da Informação, Dados e Inovação
Linha 3: Sociedade, Educação e Desenvolvimento Territorial
Além de comporem os anais do evento, os autores dos trabalhos melhor avaliados pela comissão científica receberão certificados e premiação.
Os interessados em participar como ouvintes ou autores devem realizar o cadastro, a partir do site.
Serviço: 1º Simpósio do Projeto IntegraCAR
Data: 10 de julho de 2026
Local: Ifes Campus Vitória (Av. Vitória, 1729, Jucutuquara)
Prazo para submissão de trabalhos: Até 17 de junho de 2026




