pube
Geral

Mantenópolis: programa leva cuidados em saúde para as famílias rurais

por Assessoria de Comunicação Faes

em 09/07/2024 às 16h00

4 min de leitura

Mantenópolis: programa leva cuidados em saúde para as famílias rurais

Foto: Divulgação

O município de Mantenópolis, no interior do Espírito Santo, foi o destino do Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural que aconteceu no último fim de semana, dia 29 de junho. O evento foi realizado pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) em parceria com a Faes, o Sindicato Rural de Alto Rio Novo, o Senac e a prefeitura municipal.

O projeto de promoção social leva ao povo do campo ações variadas para o bem-estar das famílias locais. “Além de consultas e exames médicos, trazemos práticas de salão de beleza, ensinamentos, palestras, orientação e recreação para as crianças. Nós permanecemos o dia inteiro no município levando dignidade ao produtor e ao trabalhador rural”, afirma o gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni.

A programação recheada atingiu todas as idades e atendeu a diferentes objetivos dos mantenopolitanos. O morador da cidade, Gerson Porto, esteve presente na Escola Municipal Eliezer Eduardo Ribeiro, onde aconteceu o evento, para se consultar com um urologista.

Após 8 anos sem ir ao médico, sr. Gerson aproveitou o Programa de Saúde do Senar-ES para voltar a se cuidar, além de usar seu ato para encorajar outras pessoas a buscarem ajuda. “Quero servir de incentivo para os outros. Creio que outras pessoas me vendo aqui, vão se sentir incentivadas”, aponta.

pube

As consultas gratuitas e os exames de PSA, que rastreiam o câncer de próstata, fizeram com que a maior parte do público fosse composta por homens. Mas as mulheres também tiveram espaço. Além dos testes rápidos, vacinas, aferição de glicose e de pressão para todos, o programa ainda reservou uma área focada na autoestima do povo rural.

Cortar o cabelo, fazer sobrancelhas, barba e até massagem. As opções para embelezar e agradar ao público foram muitas. Dona Leidimar da Silva foi uma das pessoas atendidas e falou sobre a importância dessas ações de cuidado para o amor-próprio. “A gente se sente mais feliz, mais alegre, mais divertida… Eu gostei bastante! Essas pessoas trabalhando no evento fazem a gente se sentir maravilhosa”, ressalta.

A parceria com o Sindicato Rural de Alto Rio Novo, que também é responsável por Mantenópolis, foi essencial para que a ação ocorresse. O presidente do SR, Aldo Soares de Oliveira, falou sobre essa parceria de anos. “É um grande avanço que a gente recebe com a presença do Senar. Isso tem muita importância pra nós. Todos que passam por aqui saem elogiando”, afirma.

A prefeitura do município também apoiou o Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, como forma de propagar os meios de prevenção. O prefeito de Mantenópolis, Herminio Hespanhol, reflete sobre a importância do projeto e convida a todos a participarem dessas ações. “Homens e mulheres, venham se prevenir, venham se cuidar, porque a prevenção é o melhor remédio”, adverte.

Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural

O Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural surgiu como uma oportunidade de levar conhecimento ao povo do campo e facilitar o acesso a realização de exames preventivos, além de ser uma forma de despertar a importância do autocuidado. O programa tem caráter educativo, com foco preventivo na melhoria da qualidade de vida da população rural.

Em Mantenópolis, 317 moradores participaram do Programa de Saúde do Senar-ES. Deste número, mais de 100 homens passaram pelos exames de PSA e pela consulta com o médico urologista. Entre as mulheres presentes no local, cerca de 20 fizeram o exame preventivo.

Os testes rápidos de HIV, sífilis e HbsAg, a vacinação e a aferição de pressão e glicose somaram mais de 200. O exato número de pessoas que participaram da orientação sobre saúde bucal.

Na área focada na autoestima da população, foram realizados cerca de 150 atendimentos em cortes de cabelo, tanto masculino quanto feminino, em massagem e em sobrancelhas, somando os serviços feitos pelo Senar e pelo Senac.

Neste mês de junho, o Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural também esteve em Laranja da Terra. Os próximos eventos de saúde estão marcados para o mês de novembro deste ano.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!