Mais lidas 🔥

Mudanças no clima
Fim da La Niña abre caminho para volta do El Niño em 2026

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de abril

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

El Niño muito forte já entra no radar das agências meteorológicas para 2026 e 2027

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de abril

A Agrintex 2026 será realizada de 14 a 16 de maio, no Sesc Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, com a proposta de aproximar produtores, empreendedores, instituições de ensino, empresas, fornecedores e representantes da cadeia do agro capixaba. O evento é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e terá como foco a tecnologia, a inovação, o turismo rural, as agroindústrias e a profissionalização da gestão nas propriedades rurais.
De acordo com Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e realizador do evento, a Agrintex nasce como uma nova experiência, mas mantém o mesmo propósito da entidade: fomentar a agricultura, os pequenos negócios rurais e as atividades ligadas ao agro no sul capixaba.
“A Agrintex é uma experiência nova do Sindicato Rural, com o mesmo sentido e a mesma vontade de promover o fomento para a agricultura, para os pequenos negócios rurais, para os negócios do turismo rural e para os negócios ligados ao nosso agro”, afirmou Wesley Mendes.
A programação pretende discutir temas considerados estratégicos para o desenvolvimento regional, como agroturismo, turismo rural, tecnologia, inovação, piscicultura, fruticultura, agroindústrias e novas oportunidades de negócios dentro das propriedades rurais. A proposta é mostrar que o campo pode ampliar sua atuação para além da produção tradicional, incorporando gestão, experiência, serviços e valor agregado.
Segundo Wesley, o sul do Espírito Santo precisa estar cada vez mais inserido na pauta da inovação e do desenvolvimento do agro capixaba. Para ele, a região tem força produtiva, capacidade empreendedora e exemplos concretos de competitividade, especialmente no setor de cafés, mas também precisa valorizar outras cadeias e atividades econômicas.
“O sul do Estado do Espírito Santo precisa estar inserido nessa pauta do desenvolvimento e da inovação do agro capixaba. Um agro que se mostra cada vez mais competitivo e relevante no cenário nacional e internacional, haja vista o que tem acontecido com os nossos cafés. Mas também é preciso olhar outros negócios da propriedade rural, como o turismo rural, a piscicultura, a fruticultura e toda a cadeia de valores que envolve o nosso agro”, destacou.
A Agrintex também deve abrir espaço para empresas de máquinas, equipamentos, veículos, tratores, caminhões, fornecedores, institutos federais, universidades e ambientes de inovação. A ideia é reunir diferentes setores que fazem parte do ecossistema rural e apresentar soluções tecnológicas que já estão sendo desenvolvidas ou aplicadas no Espírito Santo.
Para o presidente do Sindicato Rural, o evento tem o desafio de mostrar que a tecnologia e a inovação também estão presentes no sul capixaba.
“Esse é o desafio: trazer tecnologia e inovação para o sul do Estado, porque a tecnologia e a inovação estão acontecendo aqui também no nosso sul capixaba. A gente quer mostrar isso para o nosso Estado. Mostrar que o sul do Espírito Santo pensa, realiza, trabalha e precisa mostrar aquilo que tem construído e consolidado dentro do seu ambiente tecnológico e inovador”, afirmou.
Além dos debates técnicos e de negócios, a Agrintex 2026 também terá como objetivo valorizar a identidade regional. O evento pretende destacar os sabores das agroindústrias, os produtos locais, a cultura e o modo de vida do sul do Espírito Santo.
“Agrintex é isso: uma experiência que provoca em cada um de nós a vontade de fazer uma boa gestão da propriedade rural, mas também lançar mão de toda a tecnologia, inovação e experiência que podemos dividir juntos, para caminhar junto com o crescimento do agro em todo o Espírito Santo”, concluiu Wesley Mendes.




