pube
Fruticultura

Havaí e formosa têm variações de preço opostas. Entenda o que levou a esse cenário

por Assessoria de imprensa Cepea

em 09/02/2022 às 13h13

1 min de leitura

Havaí e formosa têm variações de preço opostas. Entenda o que levou a esse cenário

Foto: reprodução internet

preço do mamão formosa registrou aumento nas regiões produtoras da Bahia, enquanto que o do havaí recuou nesta semana (31/01 a 04/02). O formosa foi vendido por R$ 2,33/kg no oeste do estado, aumento de 10% com relação à semana passada. Já no sul baiano, o havaí tipo 12 a 18 por R$ 3,52/kg, valor 20% menor na mesma comparação.

pube

Colaboradores do Hortifruti/Cepea comentaram que o preço do havaí recuou porque sua oferta aumentou com a diminuição das chuvas e, além disso, porque a procura foi menor frente às valorizações registradas até a semana passada. Já o formosa passou a ser mais procurado, já que seus preços estavam mais convidativos aos consumidores, fazendo com que a variedade se valorizasse.

A diminuição das chuvas no fim de janeiro também fez com que a frequência das pulverizações retomasse, logo as frutas devem apresentar menor incidência de fungos nas próximas semanas. Para a semana que vem, é possível que o preço do Havaí venha a se reduzir mais frente a um aumento de oferta, e o do formosa, fique estável.