pube
Cooperativismo

Selita disponibiliza caminhão para transporte de água em propriedades rurais

por Redação Conexão Safra

em 01/06/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

A seca dos últimos meses está castigando as propriedades rurais. A chuva que os produtores tanto precisam não vem e, como consequência disso, falta água no campo para abastecer os rios e lagoas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Antônio Rizzo, no ano de 2014 ocorreu a última chuva satisfatória para a região. “Em 2015 choveu bem abaixo do esperado e este ano a situação é ainda pior. Pra manter o consumo do gado a prefeitura está tendo que abastecer os produtores com carros-pipa, levando pelo menos 5 mil litros de água para cada produtor ”, disse.


Como estratégia para ajudar esta situação a Selita está disponibilizando um carro de grande porte, para levar água em uma quantidade maior para as propriedades. “Estamos discutindo há dois anos com autoridades e chegou um momento que precisamos agir. A Selita está oferecendo um carro maior, com capacidade de 23 mil litros de água, três vezes maior do que os carros da prefeitura. Toda essa ação visa diminuir os efeitos da seca ”, enfatizou Edino Rainha, Coordenador de Assistência ao Cooperado da Selita.

Produtor há mais de 10 anos, esta é a primeira vez que Ivan Sturião vive um momento tão complexo no campo assim. Segundo ele, a captação de leite caiu mais da metade. “Antes eu tirava em média 180 litros de leite por dia. Hoje estou tirando em torno de 70 litros. Isso porque não tem capim pro gado. Se não fosse a água que trazem duas vezes por semana aqui pra minha propriedade eu já tinha perdido muito animal. Esse recurso é maravilhoso e não deixa o nosso gado passar sede ”, comentou.

Assim como Ivan, cerca de 80 produtores rurais estão sendo beneficiados com a ação, que tem uma parceria entre a Selita Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Odebrescht Ambiental e Incaper.

Fonte: OCB/ES

pube