pube
Cooperativismo

OCB/ES completa 50 anos e comemora com noite de celebração

Lideranças cooperativistas, colaboradores do Sistema OCB/ES e parceiros do coop capixaba participaram da noite, que brindou a meia década de história da organização

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 09/09/2022 às 14h31

8 min de leitura

OCB/ES completa 50 anos e comemora com noite de celebração

*Fotos: Divulgação OCB/ES

Com um público de cerca de 400 pessoas, lideranças do cooperativismo capixaba e parceiros do movimento se reuniram para celebrar os 50 anos da OCB/ES junto com os colaboradores da organização, na noite da última sexta-feira (2/9). O coordenador de Comunicação do Sistema OCB/ES, Renan Chagas, e assessora jurídica da instituição Juliana Linhares conduziram a cerimônia de celebração, que foi realizada no espaço Ilha Buffet, em Vitória. O momento brindou a meia década de história completada no último domingo (4/9) pela OCB/ES.

A organização surgiu em 1972, ano em que 37 representantes de cooperativas do estado se reuniram para fundar a Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees), que anos mais tarde se tornaria a OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo. A organização foi criada, principalmente, devido ao aumento do número de cooperativas em território capixaba iniciado na década de 1960. Desde os anos 1930 o estado já contava com as primeiras experiências cooperativistas.

Durante esses 50 anos, desafios não faltaram para serem enfrentados pela organização, que hoje é reconhecida pelo seu profissionalismo e relacionamento com as cooperativas capixabas. Por isso, na cerimônia de celebração dos 50 anos, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, destacou o compromisso com o trabalho como uma característica inerente à OCB/ES.

“Se pudéssemos definir a história de 50 anos da organização em algumas palavras, uma delas, com certeza, seria trabalho. Trabalhamos até comemorar esse aniversário, pois esse ano realizamos uma série de eventos para proporcionar às nossas cooperativas inovação e capacitação, marcando esse meio século de jornada com uma das ferramentas mais poderosas que temos, o conhecimento”, ressaltou.

O diretor executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença dos convidados e enaltecer os 50 anos de história da OCB/ES, enfatizando a força que o movimento cooperativista tem demonstrado no estado capixaba graças ao trabalho colaborativo e à cooperação.

“Hoje é dia de agradecer a conexão que os senhores fazem no dia a dia. Estamos há 50 anos conectando histórias, paixões e pessoas. Foram 50 anos de desafios e obstáculos, e a OCB/ES sempre esteve ao lado dos cooperados, colaboradores e cooperativas. É dia de celebrar não só o aniversário da organização, mas também a pujança do movimento cooperativista no Espírito Santo, um modelo societário que cresce a cada dia com mais segurança, modernização da governança e da gestão”, disse.

Noite de homenagens

O evento de celebração dos 50 anos da OCB/ES foi marcado por uma série de homenagens feitas às lideranças e organizações cooperativas que marcaram a história da OCB/ES e do cooperativismo capixaba. Os homenageados presentes na cerimônia receberam troféus personalizados assinados pela artista capixaba Vivian Chiabay.

pube

 

Coops mais antigas em atividade

Primeiro, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, citou e homenageou cada um dos ex-presidentes e ex-superintendentes da OCB/ES. Em seguida, foi a vez de as cooperativas mais antigas em atuação no Espírito Santo por ramo serem reconhecidas, além de receberam troféus de agradecimento.

Do Ramo Agropecuário capixaba, foi homenageada a Cooperativa de Laticínios Selita, fundada em 1938 e que completa 84 anos de existência este ano. A cooperativa foi representada pelo seu Conselheiro de Administração João Marcos Machado. Por também se tratar da cooperativa capixaba mais antiga em atividade, o conselheiro foi convidado a fazer uma fala, momento em que agradeceu o carinho e enalteceu os trabalhos da Selita e da OCB/ES.

“Agradeço a homenagem à nossa cooperativa, que se reinventa a cada dia, buscando inovações com o apoio dessa grande instituição que é a OCB/ES. Com a garra de seus colaboradores, a organização vem fazendo com que a gente cresça a cada dia mais e fortaleça o sistema cooperativista. Obrigado por essa linda homenagem”, declarou Machado.

Do Ramo Consumo, foi homenageada a Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma), constituída em 1922. O troféu foi entregue à diretora pedagógica da cooperativa, Zenilza Pauli.

O presidente da Cooperativa de Economia e Crédito e Crédito Mútuo dos Trabalhadores da Vale (Cretolave), Celso Rodrigues de Souza, recebeu a homenagem pela sua coop, que foi fundada em 1961 e é a mais antiga em atividade no Ramo Crédito do cooperativismo capixaba.

Já no Ramo Insfraestrutura, a cooperativa mais antiga e ainda ativa é a Cooperativa Habitacional Nosso Lar (Cooplar), constituída em 2017. Por integrar o Inocoopes, o presidente desta instituição, Aristóteles Passos Costa Neto, recebeu o troféu em homenagem à Cooplar.

Em seguida, foi a vez do presidente da Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Vitória, Dr. Fernando Ronchi, subir ao palco e receber a homenagem à cooperativa capixaba do Ramo Saúde mais antiga em exercício. A Unimed Vitória existe desde 1979.

No Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, a homenageada da noite foi a Cooperativa Educacional Centro-Serrana (Cooperação), fundada em 1993. A presidente da cooperativa e suplente do Conselho de Administração da OCB/ES, Amanda Rodrigues Schulz Wruck, foi a representante que veio receber a homenagem.

A Cooperativa de Transportes de Cargas do Estado do Espírito Santo (Coopgranéis) é a mais antiga em atividade do Ramo Transporte no coop capixaba, tendo sido constituída em 1992. A cooperativa foi representada na cerimônia pelo seu presidente, Rodrigo da Silva Madeira.

Central de crédito e federação mais antigas em atividade

Também foram homenageadas a central de crédito mais antiga em atividade no Espírito Santo e a federação cooperativista mais antiga do estado, respectivamente, Sicoob Central ES e Unimed Federação Espírito Santo.

O Sicoob Central ES foi representado pelo seu presidente, Bento Venturim, que agradeceu a deferência e cumprimentou parceiros estratégicos do cooperativismo capixaba.

“Saúdo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes; o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi; e o representante da nossa Federação Unimed Espírito Santo, Dr. Leandro Baptista Pinto, que está aqui conosco recebendo essa homenagem dos 50 anos de existência da OCB/ES. Agradeço, também, a presença das nossas cooperativas, os Sicoobs, e das demais cooperativas de crédito”, citou.

A Unimed Federação Espírito Santo foi representada pelo seu vice-presidente, Dr. Leandro Baptista Pinto. A liderança comemorou os 50 anos da OCB/ES e desejou sucesso para os próximos anos da organização, além de ressaltar o papel e os benefícios da proximidade do cooperativismo capixaba com o Sebrae/ES, adquirida após a nomeação do diretor executivo do Sistema OCB/ES como presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição que apoia as micro e pequenas empresas.

“É uma honra muito grande estar aqui celebrando os 50 anos da OCB/ES, e que venham mais 50 anos de muito sucesso e avanços, gerando mais resultados e, principalmente, levando participação e inclusão nos negócios do Sebrae/ES e atendendo aos objetivos das nossas cooperativas”.

Homenagens à OCB/ES

Não foram só as cooperativas, central de crédito e federação mais antigas do Espírito Santo que foram homenageadas. De forma espontânea, o presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Luiz Carlos Bastianello, e representantes de cooperativas que integram a Central Sicredi Sul/Sudeste homenagearam a OCB/ES.

 “Não podíamos deixar de homenagear a organização pelo excepcional trabalho que vem desempenhando junto às cooperativas do estado. O modus operandi da OCB/ES mudou totalmente a forma como as cooperativas atuam, impulsionando o aprimoramento das suas gestões e profissionalismo. O cooperativismo capixaba é hoje pujante graças à OCB/ES. Em nome da Cooabriel, faço essa singela homenagem ao presidente e ao diretor executivo da organização”, afirmou Bastianello.

Márcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, por sua vez, lembrou e agradeceu a receptividade do Sistema OCB/ES à recente chegada e expansão do Sicredi no Espírito Santo.

“É um prazer estar aqui representando o Sicredi para fazer essa justa homenagem à OCB/ES pelos seus 50 anos, mas, acima de tudo, por todo o apoio que a organização tem dado nessa chegada do Sicredi ao estado capixaba. Por toda essa amizade, companheirismo e profissionalismo que vocês têm tido com a nossa cooperativa aqui, deixamos nossas lembranças pelo aniversário, e que possamos comemorar várias novas datas”, disse Port.

Novo vídeo institucional

Durante a celebração dos 50 anos da OCB/ES, o público presente conheceu em primeira mão o novo vídeo institucional do Sistema OCB/ES. Em breve, o vídeo será exibido em canais de TV locais e compartilhado em outros meios de comunicação para fortalecer a imagem do cooperativismo capixaba, coroando a meia década de história da organização que representa e defende o coop capixaba.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!