Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

A Cooperativa dos Produtores de Gengibre da Região Serrana do Espírito Santo (Coopginger) fechou 2025 com uma produção recorde. Em sua Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 30 de março, a cooperativa com sede em Santa Leopoldina apresentou os números para seus cooperados e destacou que fechou o ano com 167 containers – com 20 toneladas de gengibre cada – enviados para diversas partes do mundo. O faturamento chegou a R$ 24 milhões, e poderia ter sido ainda maior se o cenário internacional estivesse mais favorável.
“Lá fora, os preços estavam mais baixos. Por isso, o faturamento não foi tão grande quanto o aumento da nossa produção. Para se ter uma ideia, em 2023 produzimos 22 containers. Em 2024, nós produzimos 76 containers, e em 2025 nós chegamos a 167 containers. Um crescimento na produção de mais de 120%. Já o nosso faturamento cresceu cerca de 80% em 2025 comparado com 2024. Mas, se os preços no ano passado estivessem como em 2024 a gente teria chegado a quase R$ 40 milhões de faturamento”, destacou a presidente da Coopginer Leonarda Plaster.
A política de taxação adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos produtos de outros países gerou um efeito em cascata que afetou o preço do gengibre capixaba. “Ano passado foi bem difícil. Tivemos a taxação do Trump e com isso muito gengibre foi para a Europa. Isso sobrecarregou o mercado e fez com que os preços baixassem muito. O clima, tanto no Brasil como lá fora, também foi desfavorável. No exterior, o inverno foi mais brando e só chegou mesmo no finalzinho do ano. Isso diminuiu o consumo”, explicou a presidente.
O número de cooperados da Coopginger também cresceu. De 114 em 2024 para 204 agora, neste início de 2026. A cooperativa também se prepara para inaugurar a sua filial, na comunidade de Califórnia em Domingos Martins. “ Temos uma parceria com a prefeitura de Domingos Martins e com a Paróquia de Califórnia e, acredito que no início da safra deste ano, já teremos a nossa filial funcionando”, destacou Leonarda que disse também que em breve um galpão será construído na comunidade.
A Coopginger começa 2026 com boas expectativas de crescimento. Mas, a presidente garante que o foco da cooperativa é seguir investindo na qualidade que fez o gengibre capixaba ser reconhecido e admirado nos mercados mais exigentes do planeta.
“Com o aumento no número de cooperados, devemos produzir ainda mais nesse ano. E o nosso foco será sempre na qualidade. Esse sempre foi o nosso objetivo principal. A cooperativa já é reconhecida lá fora como referência em qualidade de gengibre, então, em 2026 vamos prezar ainda mais por isso”, finalizou Leonarda.




