pube
Cooperativismo

Cooperativa Veneza realiza Assembleia de Prestação de Contas

por Redação Conexão Safra

em 29/03/2016 às 0h00

7 min de leitura

A Cooperativa Veneza realizou, no dia 17 de março, para cerca de 600 cooperados, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas relativas às atividades de 2015. A reunião aconteceu no Cerimonial D’Venézia e teve início às 9h30. Os temas apresentados e discutidos durante a assembleia foram: Relatório da Gestão, Balanço e Demonstração do Resultado de 2015 e o Plano de Atividades para 2016.

Entre as informações apresentadas pelo presidente, José Carnieli, foi detalhada toda movimentação que a Veneza realizou durante o ano passado. Um gráfico exposto para apreciação dos produtores mostrou que, por causa da seca prolongada que afeta a região, a Veneza registrou uma queda considerável na recepção de leite, sendo que em 2015 foi a menor dos últimos três anos. Apesar disso, o faturamento subiu e os fatores que mais influenciaram nesse resultado foram o crescimento do Posto Veneza e Aplenc.

“Sabemos que além da crise financeira que nosso país está passando, nós, produtores e Veneza, sentimos com muito mais impacto a crise hídrica que afeta a nossa região. Atravessamos e ainda estamos passando por um período complicado. A seca nos prejudicou muito, mas mesmo assim não nos deixamos abater e posso afirmar que apesar desse cenário ruim, fechamos 2015 com um resultado bastante positivo. Percebo que isso aconteceu graças à força do cooperativismo que é o caminho correto para superar essas intempéries. Só chegamos até aqui, graças à participação de todos os cooperados que juntos trabalham em busca de um bem comum ”, disse Carnieli ao agradecer a participação em massa dos cooperados no evento.

Devido à queda na recepção de leite, a Veneza deixou de fabricar e comercializar em 2015 cerca de um milhão de quilos de queijos a menos do que em 2014.

Outros assuntos abordados pelo presidente giraram em torno da expectativa de mudança de pequenos produtores na forma de produzir, implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), captação de água na Faeve I destinando para utilização na indústria, participação da Veneza no Progescoop com a implantação do PAEX, investimentos no parque industrial, projeto de FIV (Fecundação In Vitro) “MaisGenétika ”, implantação do projeto de recria na Faeve II, apoio aos programas de incentivo à atividade leiteira, entre outros.

Por fim, os indicadores apontaram que o desempenho alcançado se manteve dentro do previsto, provando que a Veneza tem potencial para resistir à crise e continuar com os investimentos.

A Cooperativa teve um faturamento considerável, registrando R$ 2.321.889,29 de sobra líquida em relação ao exercício de 2015. Conforme exige o estatuto, 50% desse valor deve ser direcionado para o fundo estatutário, o que possibilitou destinar o valor de R$ 696.566,78 para devolver aos cooperados ativos, conforme a produção de cada um, e o restante direcionar para fundo ambiental.

Na assembleia, os participantes tiveram oportunidade de tirar todas as dúvidas relativas à prestação de contas, que sem haver restrições, foi aprovada por unanimidade pelos cooperados.

Após a cerimônia, os convidados participaram do sorteio de vários brindes, entre eles uma novilha, fruto de doação da Faeve I. O ganhador do animal foi Edvon Parlote Santana, morador de São Luiz Rei, Nova Venécia.

A Assembleia contou com a presença de diversas autoridades: presidente da OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, presidente da Coopttec, Wellington Pompermayer, deputado estadual, Padre Honório, prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Pereira, representante da Fundação Dom Cabral, Vinicius Ribeiro de Freitas, gerentes de bancos, presidentes de sindicatos rurais, entre outras autoridades.

Eleição de Diretor-presidente para o mandato 2016/2019


Durante a assembleia realizada no dia 17 de março pela Cooperativa Veneza, também foi realizada a eleição para diretor-presidente e novos membros para os conselhos de Administração e Fiscal. Com o registro de apenas uma chapa, o atual presidente, José Carnieli, foi reeleito após aprovação unânime por parte dos cooperados que estiveram presentes. “Agradeço a todos vocês que confiaram mais uma vez em meu trabalho. Afirmo que nosso sucesso à frente da Veneza só existe por causa de todos vocês que vestem a camisa da nossa Cooperativa e participam conosco das nossas ações ”, disse em tom de agradecimento o presidente.

Novos membros do Conselho de Administração:

Bruno Pilon Bastianello (2016/2019)
Ronaldo Batista de Souza (2016/2019)
Regina Paiva Bandeira de Melo (2016/2017)




Novos membros do Conselho Fiscal (2016/2017)

José Cipriano da Fonseca Filho
Ademir Holz
Walmir Bolsanello

Suplentes:
Braz Andriato
Elder Bettim
Margarete Vieira Amaral


Familiares do ex-diretor eventual, Juremar Pin, são homenageados

Muita emoção e palavras de conforto marcaram uma belíssima homenagem feita aos familiares do ex-diretor eventual da Veneza, Juremar Pin, que faleceu no dia 25 de dezembro de 2015.

A esposa de Juremar, Martha Pessin Pin, os filhos Juremir Pin e Janderson Pin, ao lado das esposas e netos, receberam uma placa com a imagem de Juremar e a seguinte frase: “A ele a imperecível gratidão da Família Veneza ”.

Os familiares não contiveram as lágrimas e agradeceram a Veneza pelo reconhecimento de tudo aquilo que Juremar representou para a Cooperativa. “Ele se dedicava de corpo e alma à Veneza e fazia tudo com muita felicidade ”, disse emocionada, Martha Pessin Pin.



Depoimentos de alguns cooperados e autoridades que marcaram a AGO 2016

pube


Sem dúvida a assembleia vem para esclarecer aos produtores como está o andamento da nossa cooperativa e isso é essencial. Acho a Veneza uma empresa muito séria e responsável. Isso é notório diante dessa transparência com a qual ela trabalha juntamente com os cooperados. Por isso fiz questão de estar aqui.
Luiz Antônio de Oliveira
Córrego Bom Jesus, &Aacute,gua Doce do Norte





&Eacute, muito importante a gente se manter informado sobre a nossa cooperativa. Além disso, a AGO é um momento de aprendizagem. Para sobreviver no campo, precisamos de muita informação, senão acabamos perdendo dinheiro. Muita coisa que aprendemos aqui, podemos aplicar em nossa propriedade.

Maucir Henke Briel
Córrego da Praça Rica, Vila Pavão







A AGO é o ponto máximo onde os dirigentes prestam contas de tudo que foi feito no ano anterior e vejo essa participação em massa como positiva. Isso é sinal de que o cooperado percebe que a Veneza é transparente. O produtor é a vida da cooperativa e ele deve tomar conta daquilo que é dele. Em contrapartida, a cooperativa é o porto seguro do cooperado.

Esthério Sebastião Colnago
Presidente da OCB/ES







Quero destacar a ótima administração da Veneza. Esses 62 anos de existência não são atoa. Agora, incluída no Progescoop, que é um projeto de iniciativa do Estado, juntamente com a OCB, acredito que vai melhorar ainda mais, visto que é um programa voltado para a capacitação dos colaboradores. E isso será tocado pela Fundação Dom Cabral, uma das mais importantes entidades do nosso país nesse segmento. A Veneza está bem consolidada e deixo aqui meus parabéns.

Octaciano Neto
Secretário de Estado da Agricultura







Como defensor do agronegócio, gostaria de parabenizar a Veneza por esta ação de prestação de contas, feita de uma forma tão democrática e transparente. Quero parabenizar mais ainda a Cooperativa pela assistência e suporte que presta a seus cooperados no dia a dia. A aplicação da técnica em uma propriedade hoje é fundamental para uma produtividade eficaz, e isso a Veneza faz com excelência.

Padre Honório
Deputado Estadual





Fonte: Sistema OCB/ES

pube