pube
Cooperativismo

Coop capixaba bate recorde de exportação de pimenta-do-reino

por Rosimeri Ronquetti

em 25/04/2024 às 5h00

2 min de leitura

Coop capixaba bate recorde de exportação de pimenta-do-reino

A Cooperativa Agropecuária da Bacia do Cricaré  (Coopbac), maior cooperativa de pimenta-do-reino do país e segunda cooperativa brasileira a exportar diretamente a especiaria, bateu recorde de volume exportado no primeiro trimestre de 2024.

Ao todo, foram um milhão e cem mil quilos, cerca de 50 embarques. Número 57% superior ao mesmo período de 2023, quando foram exportados 700 mil quilos. Vale ressaltar que a pimenta-do-reino está entre os três produtos mais exportados pelo agronegócio capixaba.

pube

“O Espírito Santo é hoje o maior produtor e exportador desta especiaria. A área de atuação da Coopbac está no polo capixaba de produção, assim, a atuação da cooperativa contribui em vários eixos estratégicos, que passam pela difusão de tecnologias, organização da cadeia produtiva, ação junto ao Governo e às instituições de pesquisa e extensão rural, sistema financeiro e educacional, e diretamente no apoio ao produtor de pimenta armazenando e escoando sua produção ao mercado internacional. Para nós, certamente é uma grande conquista”, disse o diretor da Coopbac, Erasmo Negris.

A cooperativa atua no  mercado externo desde 2015 e foi a primeira do Espírito Santo a exportar pimenta-do-reino. A Coopbac envia a especiaria para mais de 25 países das Américas, Europa, Norte da África, Oriente Médio e Ásia.

Atuando no Norte capixaba e Sul da Bahia, a cooperativa exporta também pimenta rosa, cravo-da-índia, pimenta jamaica e café robusta conilon.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!