Concurso de qualidade

Muniz Freire anuncia hoje vencedores do Concurso de Cafés de Qualidade

Finalistas da categoria Arábica foram revelados no último dia 4 de novembro

por Redação Conexão Safra

em 19/11/2021 às 9h35

4 min de leitura

Muniz Freire anuncia hoje vencedores do Concurso de Cafés de Qualidade

Foto: divulgação/Cooabriel

*Fotos: Divulgação PMMF

Os vencedores do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire (categoria Arábica) serão conhecidos nesta sexta-feira (19), durante o 1º Encontro Agro de Muniz Freire, que começou ontem numa realização da prefeitura em parceria com o Incaper, no ginásio de esportes Paulo Roberto Pastore, na sede do município.

Ontem pela manhã, o foco foi a piscicultura. Presente, o prefeito Dito Silva destacou que nunca deixou de acreditar em Muniz Freire. “Nosso governo, além dos outros segmentos, também está voltado para a agricultura familiar, para esse agro, e temos que investir nisso. Ano que vem, vamos avançar muito e, essa piscicultura em que estamos investindo será mais uma fonte de renda para os produtores”, disse Dito.

O prefeito também agradeceu a todos os órgãos envolvidos no 1º Encontro Agro e aos servidores que se empenharam para que ele acontecesse. “Estamos provando que com pouco se faz muito. Agradeço ao Governo do Estado, ao secretário Paulo Foletto, ao Senar, ao Sebrae e a todos os envolvidos nesse novo momento da agricultura muniz-freirense”.

Parceiro do município na organização do evento, o Incaper foi representado por seu coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdim Filho. “É uma satisfação muito grande estar aqui. Em nome do Incaper, do nosso presidente, Antônio; do nosso secretário Paulo Foletto, do nosso governador Renato Casagrande, e dizer, prefeito, que o Incaper é um parceiro. Desejo um excelente dia e que todos saibam aproveitar os conhecimentos que serão passados nesse encontro”, afirmou Abraão Carlos.

Quem também participou do seminário sobre piscicultura foi o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto. “É uma alegria estar aqui e em nome do governador Renato Casagrande, do secretário oletto e toda a equipe”, disse. Ele também destacou a ótima relação entre o município e o Governo do Estado, e os investimentos que estão vindo para a cidade.

pube

Idealizador do evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Jônatas de Almeida (foto acima), lembrou que a base do projeto para o setor agropecuário é a tecnologia e informação, e que um alto conhecimento em cada setor é fundamental para que o produtor tenha o máximo de resultado dentro da propriedade.

“Estamos montando uma unidade de referência tecnológica em piscicultura, em São Pedro, que é onde vamos levar os produtores para ver, na prática, o que estamos discutindo nesse seminário. Está no nosso planejamento a reativação do posto de alevinagem em Itaici e da filetadora em Alto Norte, mas precisamos reativar a engorda. Não adianta uma filetadora e um posto de alevinagem sem a produção de peixe”, lembrou o secretário.

Confira abaixo quem são os finalistas e a programação do evento!

Programação do Concurso (19/11)

15h – Início das atividades do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire;

15h10 – Abertura da degustação popular dos lotes finalistas para premiação da “Categoria popular conilon”.

15h30 – Abertura da degustação popular (garrafas) dos lotes finalistas para premiação da “Categoria Popular Arábica”.

15h50 – Finalização da degustação popular e abertura das urnas (conilon e arábica) para contagem dos votos.

16h – Entrega das premiações da “Categoria Popular” (eleita pelos parceiros e pelos participantes do evento):

Mais votado da Categoria Popular Conilon;
Mais votado da Categoria Popular Arábica.

16h10 – Entrega das premiações das demais categorias do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire:

3 melhores da Categoria Café Sustentável;
5 melhores da Categoria Café Conilon;
10 melhores da Categoria Café Arábica.

16h40 – Cupping e leilão de uma saca (arábica: peneira 16, limpa; conilon: peneira 14, limpa) dos cafés finalistas das categorias arábica e conilon.

19h – Encerramento do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire e sorteio de brindes

pube